
Ser o dono do seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, e o pontapé inicial é se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI). Somente nos primeiros 10 dias úteis de 2020, mais de 23 pedidos de MEI foram abertos em Itabirito. Com a grande procura por esse tipo de negócio, também aumenta o número de pessoas agindo de má fé, aplicando golpes pela internet. “É bom deixar claro para todos que abrir um MEI não tem custo algum, e a Sala Mineira, em Itabirito, está preparada para ajudar a solucionar as dúvidas referentes à abertura do MEI. Não caia em armadilhas e procure sempre um profissional de sua confiança”, destaca Welby Gurgel, gestor da Sala Mineira em Itabirito.

Somente após a abertura do MEI, o novo empreendedor paga mensalmente o DAS-MEI, uma taxa obrigatória que garante direitos e benefícios em sua empresa. O cálculo do valor do tributo corresponde a 5% do salário mínimo, com acréscimo de R$ 1,00 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para comércio e indústria, ou de R$ 5,00 de Imposto Sobre Serviços (ISS), para aqueles que se enquadram como prestadores de serviços.
A Sala Mineira de Itabirito fica à rua Araújo Lima, 23, Centro (Prédio do Cepep, na sede do Itabirense). Mais informações sobre a abertura de MEI podem ser obtidas pelo telefone 31 3561-3401.
A Sala Mineira
A Sala Mineira do Empreendedor tem o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o estado, facilitando o surgimento de novos empreendimentos devidamente regularizados. O projeto da Sala Mineira é uma parceria da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O atendimento é gratuito e funciona das 12h às 18h.