
A Prefeitura de Itabirito intensifica a fiscalização de lotes sujos e de entulhos nas ruas, em todas as regiões. As equipes de fiscalização realizam uma força tarefa para orientar os moradores e notificar os responsáveis por lotes sujos ou despejo de entulho nas vias.
“Estamos trabalhando para manter Itabirito limpa e bem cuidada. Os serviços de capina estão acontecendo por toda cidade e, mesmo com as chuvas, logo todos os bairros serão atendidos. Agora é preciso a conscientização da população para que as áreas particulares também sejam bem cuidadas”, destaca Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.
A fiscalização atende às denúncias recebidas e percorre a cidade para orientar a população. Os infratores recebem notificações, com um prazo para a retirada dos materiais ou a limpeza dos lotes. Caso descumpra a notificação, o proprietário é multado.
“O intuito da fiscalização não é penalizar o cidadão, mas conscientizar que entulho nas ruas e lotes sujos traz doenças, animais peçonhentos, risco de incêndios; além de reduzir a qualidade de vida na cidade”, afirma Joísa Braga, fiscal de posturas da Prefeitura.
“Outra ação da fiscalização é voltada para a conscientização sobre as queimadas. Colocar fogo em lotes ou lixo, além de ilegal, ainda provoca diversos transtornos à população, o que inclui o risco de incêndio descontrolado”, conta Jarbas Lima Lemes, fiscal de meio ambiente. Em 2019, as notificações por queimadas aumentaram em mais de 800% e, em alguns casos, os Bombeiros precisaram ser acionados para controlar o fogo. “A fiscalização trabalha pela qualidade de vida em Itabirito”, conclui o fiscal.
A população pode contribuir, fazendo denúncias no setor de Protocolo da Prefeitura ou da Secretaria de Meio Ambiente (em caso de fogo), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Também, os fiscais de posturas atendem pelo telefone da Secretaria de Urbanismo: 31 3561-4034.