A Prefeitura de Itabirito se prepara para realizar os mutirões de combate à dengue e limpeza urbana durante o mês de fevereiro. No dia 5, a ação acontece no Usina Esperança, Marzagão e Paina. Já no dia 19, é a vez das equipes de Saúde passarem pelas ruas do bairro Santa Tereza, para realizar o recolhimento dos materiais descartados pela população.
“Os mutirões de combate à dengue, chikungunya e zika são realizados quinzenalmente pela Prefeitura e têm o objetivo de retirar, da casa das pessoas, objetos que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. É importante que a população se mobilize no combate ao mosquito, porque 80% dos criadouros estão nas residências”, explica Katia Pacheco, diretora de Vigilância em Saúde.
Com relação aos objetos que podem ser recolhidos no mutirão, a diretora acrescenta: “Os materiais são: latas, latões velhos, plásticos, garrafas pet, pneus, entulhos e móveis velhos. O material precisa ser colocado nas calçadas, porque os servidores da prefeitura não entram nas residências”. A diretora de Vigilância em Saúde ainda faz um alerta: “Além desses objetos e itens servirem de criadores para mosquito, podem também servir como abrigo de animais sinantrópicos, como ratos e escorpiões, por exemplo.
Em março, os moradores dos bairros São José e Padre Adelmo podem se preparar para a chegada dos mutirões na região.