GeralItabirito

Presidente da Câmara, Renê Butekus, diz: “a máscara do Pinóquio tem que cair”

A reunião da Câmara, realizada no dia 03 de fevereiro, foi marcada por diversos assuntos tragos pelos vereadores da Casa, que retornaram do recesso parlamentar.

O vereador Arnaldo Pereira, disse no começo da sua fala que para algumas pessoas, entramos em uma guerra eleitoral, se referindo as eleições que acontecem neste ano. O vereador afirmou que aonde as coisas não cidade não piorou, que continuou a mesma coisa, destacando apenas a Secretaria de Esportes e Lazer do município, que tem tido todo esforço para fazer diferente.

Arnaldo comentou ainda a respeito do número de pessoas desempregadas na cidade, ressaltando que a empresa Minas Mais, tem cerca de 1.500 empregados, sendo menos de 300 funcionários de Itabirito. Para o vereador, a visão que fica é que Itabirito não tem mão de obra para atender a empresa ou o poder público está sendo omisso e não teve um diálogo para com a empresa, pedindo um olhar especial para os munícipes de Itabirito.

Ele ainda ressaltou sobre a paralisação do Curtume Santa Luzia, que está pronto e a única coisa que é necessário fazer, é uma licitação para colocar as empresas lá dentro e o povo para trabalhar. Arnaldo ainda citou a Delphi parada, situação que a atuação gestão criticou na gestão passada, mas também não fez nada. Para o vereador, a cidade está suja, feia, cheia de buracos pra todo lado. Segundo ele, se for fazer indicação para tapar buracos de rua, trocar lâmpada de postes, não vai sobrar tempo para olhar os projetos que chegam na Casa Legislativa.

Arnaldo ainda citou um Projeto do Executivo que fala sobre a publicação de editais somente no mural da Prefeitura e da câmara, tirando do jornal, alegando economia. Na visão do vereador, “quanto mais dificulta a divulgação, mais você chama os que estão mais próximo. Só tem essa explicação, não tem outra explicação. Falaram tanto em transparência e não é isso que estamos vendo”.

Ao final de sua fala, ele ainda citou dois pontos que tem causado muita preocupação a ele: Saúde e Educação. Para Arnaldo, a cidade está precisando de cuidado e ninguém consegue trazer um empresário para o município, se não tiver uma cidade bonita pra mostrar.

Já a vereadora Rose, se apresentou como a nova líder do prefeito na casa, e disse que reuniu com o prefeito no gabinete e que estão vindo 6 empresas para Itabirito, afirmando que tem emprego sim na cidade, indo contra a fala do vereador Arnaldo. Ela ainda afirmou que na área da Delphi vai vim empresa sim, mais que ainda não poderia falar. A nova líder do executivo disse que tudo que ela ouvir na reunião, vai levar pra o prefeito e trará as respostas dele.

Rose falou da economia dos alugueis e disse que o almoxarifado de medicamentos da prefeitura, foi transferido para um dos galpões do Curtume Santa Luzia, fazendo também referências a fala do vereador Arnaldo, que disse que o lugar está parado.

Já o presidente da Casa, vereador Renê, foi o último a pronunciar e trouxe assuntos polêmicos para a reunião. Ele iniciou a fala fazendo comentários em cima das coisas que foram ditas por outros vereadores, dizendo estar admirado com as coisas que antes eram criticadas, e hoje são qualidades. Segundo o presidente, “pegando as falas de alguns vereadores, eu acho que não estou morando em Itabirito e estou morando em Dubai”.

Renê entrou no assunto sobre o carnaval e disse como os blocos eram apoiados e muito bem ajudados pela administração passada, alegando que após uma conversa com alguns blocos no seu gabinete, os mesmo informaram que neste ano estão desolados, sem saber o que fazer, pelo fato da prefeitura nem saber onde eles vão concentrar. A respeito desse assunto, ele disse que “deve ter algum louco na secretaria de cultura, aliás o governo está cheio de loucos”. Ao usar essa expressão, ele se dirige a um chamamento público realizado pela secretaria, com um raio de 30 km, onde só podem participar do chamamento, bandas que tiverem CNPJ. Além disso, estão sendo exigidos dos músicos que eles tragam vídeos, apresentações filmadas e outras coisas mais pra ver se tem condições, sendo que isso não acontecia antes.

Durante sua fala, Renê ainda disse: “aceita que dói menos. Está errado e nós vamos falar”. O vereador ainda citou o descaso com os bairros e ruas da cidade. “Tem lugar que precisa pedir licença pro mato pra passar, parece que estamos na lua de tanta cratera na cidade, tanto buraco”. Segundo ele, a licitação do contrato de capina foi assinado em 12 de dezembro de 2019. Usando o termo, “a máscara do Pinóquio tem que cair”, Renê ressaltou que a gestão passada deixou o contrato com cerca de 1 milhão de reais de saldo para tapa buraco, e que não estão tampando por incompetência, por não saberem trabalhar. “Tão querendo maquiar tudo, saúde, educação, estão acabando com a educação. O maior escândalo de nepotismo da história de itabirito. Itabirito merece mais, mais buraco, menos educação, não estão dando conta de cumprir um terço do plano de governo”, afirma.

Renê terminou sua fala citando que há Indícios de Superfaturamento de 62% na Prefeitura e que isso já está sendo apurado e investigado e que tão logo ele falará mais sobre o assunto.

Ouça uma parte da fala do Presidente da Casa Legislativa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×