GeralItabirito

Cinema no Bairro traz educação e entretenimento para crianças de Itabirito durante as férias

O Projeto Cinema no Bairro está percorrendo Itabirito. Apenas em 2020, aconteceram sessões nos bairros Portões, Padre Adelmo, São Geraldo, Bela Vista, Munu, São José, no Cras Maria Loura (Nossa Senhora de Fátima), no Córrego do Bação e Marzação. “Acredito que esse projeto seja muito importante para conscientização das crianças desde cedo. É uma oportunidade em que elas podem aprender muitas coisas, como a preservar o meio ambiente”, conta Lizandra Novais, mãe de Ágatha e Alice, que não perdeu a oportunidade de levar suas filhas para um dia especial de filme e aprendizado durante as férias.

O Cinema no Bairro é um projeto da Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI), por meio do Centro Integrado de Segurança e Educação (Cinsed). “É interessante ver que a Guarda Municipal também está envolvida em outras atividades na cidade. Além de ser importante que eles tenham um grupo para criar vínculos com os bairros. Para mim é muito importante tudo que envolva as crianças e possa contribuir para o seu crescimento”, avalia Paulo Teixeira, Presidente da Associação do Bairro Padre Adelmo.

O Cinema no Bairro tem o intuito de atender a comunidade e está sendo sucesso de público. O GM Heidrian Ferreira conta que realizaram poucas sessões no passado, e a equipe teve a iniciativa de retomar o projeto com o tema meio ambiente. “Ao término do filme, nós chamamos as pessoas para uma conversa, um bate papo rápido, de 10 minutos, quando a gente ressalta algumas mensagens que estão subliminares do filme”, conta o organizador do projeto.

As equipes norteiam a conversa com a ajuda de slides e, em pouco tempo, conseguem debater questões importantes. “Ressaltamos para eles a importância de preservar a natureza, respeitar os animais, não alimentar animais silvestres, consumir com consciência, reciclagem e preservar as árvores”, descreve o GM. “Palestra para criança é muito difícil. Então a gente, ao invés de aplicar uma palestra maçante para criança e adolescente, a gente escolhe um filme. Aí eles assistem e a gente aborda o tema. Os pais também ficam maravilhados, pois a criança aprende com um filme. É um tipo de educação. É uma metodologia de trabalho que a gente tem para substituir a palestra e ensinar”, completa o GM.

A iniciativa é realizada durante as férias, como uma forma de continuar próximo da comunidade escolar o ano inteiro. O GM Heidrian Ferreira conta que estão recebendo um retorno muito positivo dos presidentes das associações e das pessoas que participam das sessões, o que motiva toda a equipe a continuar com as ações durante todo o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×