Nos dias 3 e 4 de fevereiro, a Prefeitura de Itabirito realizou um momento de capacitação para os profissionais da educação da rede municipal de ensino (creches, pré-escolas, ensino fundamental e EJA). Durante sua realização, os profissionais participaram de importantes reflexões sobre práticas relacionadas a seu cotidiano, contribuindo com a melhora de sua atuação profissional. “Estar junto de tantos profissionais competentes, que cuidam da educação de nossa cidade, é uma satisfação. Desejo um bom ano a todos, de muito trabalho, e saibam que também estarei trabalhando pela educação de Itabirito”, destacou Orlando Caldeira, Prefeito de Itabirito.
Para a coordenadora do CMEI Vovó Ana, Valéria Rodrigues, o evento promoveu uma excelente oportunidade para a troca de experiências, o que resulta em uma melhor prática na sala de aula. “Acredito que o nosso foco é sempre a criança. O nosso objetivo é fazer o melhor para os nossos alunos, além da oportunidade de trocar experiências, fazendo com que sua prática seja cada vez melhor”, explicou. “Eu diria que a profissão de professor abrange mais do que o ato de ensinar. Porque não é só buscar a aprendizagem, precisa de um momento para ouvir a criança”, destacou a coordenadora.
Os dias de formação contou com participações importantes no cenário da educação regional, como a professora doutora da Ufop. Juliana Hamdan; e a assessora pedagógica da Rede Positivo, Lázara Carina Domingues. “A criança não tem medo de ser curiosa. Nessa curiosidade, ela investiga e depois aprende. Além do ensino científico, o professor tem que prestar atenção nas competências sócio-emocionais, e é nessa parte que envolve toda a emoção da criança, que também envolve o brincar, o descobrir as coisas, para que ele se torne um adulto que saiba pesquisar, saiba investigar, para aprender cada vez mais”, explicou a assessora pedagógica.
A coordenadora do CMEI Branca de Neve, Arethuza Antunes, avalia que esse momento de capacitação é de fundamental importância para que os profissionais possam melhorar cada vez mais seu trabalho em sala de aula, o que enriquece bastante a sua atuação profissional. “É um momento muito importante para que tenhamos um ano de muita aprendizagem e grandes conquistas para as crianças. Além de também capacitar o professor, para que possa melhorar cada vez mais seu trabalho em sala de aula”, avaliou a coordenadora.