GeralItabirito

DENÚNCIA: Funcionários mostram situação de trabalho oferecidas pela Lyon Engenharia

O Sou Notícia mais uma vez recebeu uma denúncia sobre as condições de trabalho oferecidas pela Lyon Engenharia, prestadora de serviço da empresa Vale. Dessa vez, um grupo de funcionários se reuniu e conversou com nossa equipe de reportagem, apresentando fotos e áudios que compravam a situação que estão vivenciando na empresa. Abaixo, segue na íntegra, o relato dos denunciantes:

“Nós reunimos e viemos através desse e-mail, acompanhado de fotos, áudios e prints, mostrar nossa situação de trabalho oferecidas pela Lyon Engenharia e pela Vale. Quando fomos contratados no ano passado, além do salário base, nos foi oferecido um ticket refeição diário dentro da jornada 12×36, no valor de 25,50, totalizando um valor de 382,50 mensal.
Além desse valor, foi oferecido um valor de 100,00 mensal de ticket alimentação. Também era pago um valor de hora extra por feriado. Para nossa surpresa, em Novembro foi cortado esse pagamento de hora extra trabalhada em feriado sem nenhum aviso prévio, nos foi avisado pouco antes do pagamento de Dezembro, depois de trabalharmos e contarmos com esse valor no pagamento.
Contínua depois da publicidade

Em Dezembro fomos novamente surpreendidos com o corte do ticket refeição.A partir do início de Janeiro, a Vale ficou responsável pela entrega da alimentação. No local de trabalho, um dia tem gelo, no outro não, o gelo é entregue de manhã em um dia e depois só dois dia depois, ou seja quem trabalha no dia que o gelo é entregue ainda tem a possibilidade de gelar sua água, seu suco, seu refrigerante. As pessoas do turno do outro dia só pegam a água derretida do gelo e a caixa térmica com a água fedendo e com sujeiras, já que a mesma não é limpa. O entregador do gelo somente joga a água fora e recoloca o gelo, que aliás vem de outra cidade já chegando aqui derretido. Essa situação ficou de ser resolvida desde o ano passado e nada até os dias de hoje, com as mais variadas desculpas.
Em relação a comida, não temos onde armazenar e nem mesmo um microondas ou uma estufa para manter a temperatura da comida ou seu resfriamento, ou a comida chega muito cedo, ou chega muito tarde, em relação ao turno da noite eles recebem o resto da comida do almoço, e se não comerem rápido a comida azeda e estraga, tendo que ser jogada fora, já que não há lugar para armazenamento adequado e a comida não é nova, é sobra do almoço. Marmitex é horrível, com gosto de comida velha e com 90 por cento composto de arroz, sempre vem arroz, macarrão, batata cozida, carne de qualidade e gosto duvidoso. Não temos direito nem de escolher o que comemos, cortaram um ticket bom, para oferecer um marmitex de 10 reais de qualidade péssima.
Já conversamos várias vezes tanto com os responsáveis da Lyon, quanto da Vale. Nunca nada é resolvido, inclusive com respostas intimidadoras,como uma vez um supervisor da Vale disse que estamos reclamando de barriga cheia, que procure outro emprego e peça demissão, que temos que entender pois a Vale está cortando custos e temos que aceitar e entender.
A defesa civil de Nova Lima criou um grupo para ficarmos alinhados com ele nessas últimas chuvas por conta dos transtornos causados, e pasmem, recebemos a ordem de SAIR do grupo da defesa civil porque a Vale e a Lyon não autorizaram. Um verdadeiro absurdo isso, um grupo de whatsapp que foi feito para ajudar a população e as duas empresas intimando os funcionários a saírem do grupo.
Banheiros químicos e local de trabalho sempre sujos, banheiros químicos e local de trabalho quando são limpos são feitos de maneira porca. Só queríamos que alguém da defesa civil,  vigilância sanitária ou Ministério do Trabalho
nos ajudassem e vissem nosso lado, afinal estamos aqui trabalhando, foi proposto quando entramos uma situação de trabalho, e depois nos foi tirada muita coisa e imposta outras que só nos prejudica.
Em anexo seguem fotos, prints e áudios para verificarem nossa situação, viemos tomar essa atitude porque não temos a quem mais recorrer. No aguardo de uma visita da defesa civil e da vigilância sanitária ou do Ministério do Trabalho.

ATT funcionários Lyon e prestadores de serviço da Vale.”

Diante a essa situação, nossa equipe mais uma vez entrou em contato com a empresa Lyon Engenharia, que nos encaminhou a seguinte resposta:

“A Lyon Engenharia é uma empresa com mais de 15 anos de atuação no mercado, e se pauta pelo estrito cumprimento de suas obrigações, trabalhando com dedicação, respeito, responsabilidade e segurança.
Com relação aos itens trazidos no e-mail, quais sejam: “alimentação, sujeira dos banheiros, falta de gelo, limpeza do local… funcionários que dizem está vivendo sobre pressão no local de trabalho.” seguem nossas considerações:

1 – Nosso tomador de serviço é o responsável por toda infraestrutura do contrato.

2 – O restaurante que fornece a alimentação foi escolhido pelo nosso tomador de serviço com critérios que contemplam todas as exigências legais, o mesmo já atende várias outras empresas na região e conta com um cardápio variado desenvolvido por uma nutricionista.

3 – A limpeza é de responsabilidade de uma empresa contratada diretamente por nosso tomador de serviço, possuímos todos os check lists de realização das limpezas que ocorrem diariamente.

 

Contínua depois da publicidade

 

4 – Destacamos que a Lyon possui um canal de ouvidoria que visa integrar a relação entre colaboradores e os nossos valores, garantindo que as tratativas dos atendimentos sejam realizadas de forma, transparente, imparcial e confidencial.  http://www.lyonengenharia.com.br/ouvidoria/

Reforçamos nosso compromisso com nossos valores: Segurança, Justiça, Confiança, Respeito, Comprometimento e Inovação.
Por fim, informamos que tanto a Lyon como junto ao tomador de serviço vem trabalhando diariamente para melhoria das condições de trabalho. “

Abaixo, segue os áudios encaminhados por um dos supervisores da empresa, enviado para os funcionários, além de registros fotográficos que nos foram encaminhados.

Segue alguns prints de conversas pelo aplicativo WhatsApp:

Reprodução WhatsApp / Funcionários
Reprodução WhatsApp / Funcionários
Reprodução WhatsApp / Funcionários
Reprodução WhatsApp / Funcionários
Reprodução WhatsApp / Funcionários
Reprodução WhatsApp / Funcionários

Podemos observar que após o questionamento de funcionários, o supervisor bloqueou o envio de mensagens de pessoas que não são administradores no grupo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×