GeralItabirito

Reunião da Câmara: Diversos assuntos abordados pelos vereadores da Casa

A reunião da Câmara na última segunda-feira, 02 de março, reuniu diversos assuntos trago pelos vereadores da Casa. Ao fazer o uso da palavra, o vereador Antônio de Oliveira, o Toninho da Associação, destacou o grande descaso da Prefeitura com o bairro Santa Rita. Segundo ele, na gestão passada, quando era solicitado o serviço de capina e limpeza, imediatamente eram atendidos e feitos, mas agora as coisas estão deixando a desejar, se tornando um descaso total.

“Fica minha indignação em nome dos moradores do bairro e dizer que a gente fica triste com essa situação. Está na hora da Prefeitura Municipal pegar firme, não só no bairro Santa Rita, mas também em todos os bairros da nossa cidade. Já se passaram 7 meses. Está na hora de consertar. Está na hora de começar a trabalhar mesmo”.

O vereador exibiu uma foto da escadaria Efigênia de Oliveira Batista e expressou sua indignação com o pouco caso com os moradores. “É uma falta de respeito com a população. Vai esperar machucar alguém ou ser mordido por um bicho? Por gentileza, tenha um pouco de carinho com as pessoas”

Ele exibiu também uma foto do Rio da Carioca e, para Toninho, a situação do rio “é problema de saúde pública. Mato pra tudo quanto é lado, lixo, está dando sorte que não está vindo uma doença brava ainda”. Ele fez um desabafo ao Executivo: “tenha um pouco de carinho e de respeito com as pessoas, não estou dizendo só o bairro de Santa Rita não, estou dizendo com toda a cidade de Itabirito. Está faltando punho, respeito com a população. Está precisando de agir. Tem que pôr esse povo pra trabalhar”

Em uma terceira foto, se referindo a Rua da Carioca, Toninho explanou que não tem nem como a pessoa passar pelo passeio, se referindo ao volumoso mato no local. “Não tem condições, ou a pessoa passa na rua ou tem que enfrentar o mato. Isso é falta de respeito com a população”. Ainda referente a rua e exibindo uma quarta foto, Toninho cobrou a grade no rio, ressaltando que a população necessita de segurança. Ele cobrou ainda a revitalização do morro do tratamento de água no bairro. A falta de pintura das faixas de pedestre, colocando em risco a vida da população, também foi um ponto levantado pelo vereador.

Já o vereador Leandro Marques, o Leo do Social, além de assuntos como saúde e carnaval, disse da cobrança que faz a prefeitura, de forma constante, em específico a Secretaria de Obras e Urbanismo, no que diz respeito a mato e buraco, afirmando que a situação está fora do controle. Segundo Leo, é preciso ser feito o quanto antes uma ação de prioridade. “Realmente está muito complicado essa situação. Deixo aqui meu registro, principalmente para Secretaria de Obras e de Urbanismo” afirma.

O vereador e presidente da Casa, Renê Butekus, no uso da sua palavra, começou falando a respeito do Itabirito Folia 2020. Para ele, desordem e desorganização, foram pontos marcantes da festa. Segundo Renê, os blocos de carnaval de chão (de carretinha), quase não desfilaram na segunda-feira de folia, “por uma irresponsabilidade da Prefeitura de Itabirito, que esqueceu de emitir o laudo para os bombeiros”.

Renê ainda falou sobre valores de doação para blocos. “Não teve para os (blocos) pequenos, mais para os amigos do prefeito teve bastante. Teve trio elétrico que recebeu R$ 120 mil para rodar na rua e os pequenininhos, com todo respeito, não receberam um prego da prefeitura e quem segurou o carnaval na rua foram eles” afirma.

“O amadorismo está solto na Prefeitura de Itabirito, está solto! É tanto amadorismo que eu acho que eles estão guardando, mantendo os enfeites de carnaval, deve ser pro Julifest”, afirma o vereador.

Renê ainda discutiu diversos assuntos sobre a área rural do município, sobre o transporte coletivo, sobre superfaturamento na prefeitura, o aumento de servidores, entre outros. Ao final de sua fala, ele falou sobre transparência. Segundo o vereador, o atual governou pregou muito a transparência, mas o portal da prefeitura está sem nenhuma atualização desde o dia 31 de dezembro de 2019. “Você nem acompanha mais quem recebe, quem deixou de receber, o que foi gasto e o que não foi gasto. Tem tanta transparência que o MP mandou demitir 60 pessoas por nepotismo. Cadê o portal da transparência? Estão pagando tudo que fizeram com a gente. Enganaram direitinho a população de Itabirito” finalizou Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×