
Na manhã dessa terça-feira, 10 de março, o Promotor de Justiça Dr° Umberto de Almeida Bizzo, reuniu na Câmara de Vereadores de Itabirito em uma conversa com os vereadores da Casa, para explicar um pouco mais do Compliance, que vem do verbo em inglês to comply, que significa estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos.
Em uma conversa com o repórter Anderson Martins, o Promotor afirmou que após uma iniciativa dele de se reunir com o Presidente da Casa, Renê Butekus, o mesmo o convidou para que pudesse reunir e conversar com todos os vereadores.

A ideia desse encontro é apresentar a importância do Compliance, trazendo isso como uma plano piloto, além de discutir o tema com os vereadores, conversar e resolver dúvidas, para que os projetos do Compliance possam ser implementadas em Itabirito. “É o político no lugar da política”, afirma o Promotor.
Dr° Umberto falou com nossa redação sobre as Eleições 2020, e disse que já encaminhou para o Ministério Público um pedido de Eleições Limpas, para evitar que candidatos eleitos pelo voto da maioria do povo, sejam impugnados ou percam o mandando por uma falha relacionado a legislação eleitoral.
Em conversa com o vereador Arnaldo Pereira, ele disse que “o compliance vem contribuir não só com a prefeitura e principalmente para secretários que são gestores, ela da uma certa segurança para o gestor desenvolver sua função, porque é meio que um pente fino que faz um assessoramento muito bom (…) A nosso favor e a favor da população, nós temos um Promotor extremamente sério, um Promotor que preza por essa transparência”, afirma o vereador.
Já o Presidente da Casa, Renê Butekus, enxerga o Compliance como “um ganho até mesmo para o legislativo, pois o sistema vem beneficiar muito a comunidade de Itabirito, e vem pra somar juntamente com a câmara e com a própria população e os outros órgãos fiscalizadores, porque é uma maneira de deixar a coisa mais enxuta, mais restrita, para que não tenha acontecimentos de desvios de verbas ou outras coisas parecidas”.