Na manhã desta segunda-feira, 30 de março, a reportagem do Sou Notícia foi até alguns pontos comerciais na região central de Itabirito, Minas Gerais, para ver de perto a situação que estão vivendo.
Foi notório perceber a diferença entre um dia normal no centro de Itabirito, as calçadas que antes ficavam superlotadas hoje estão praticamente vazias. Com os estabelecimentos de portas fechadas não há o que comprar.
Nossa equipe se deparou com um microempreendedor, por nome Zé Maria, ele é dono de um Topa Tudo na região. Em desabafo para nossa reportagem, Zé Maria, falou como está difícil contorna essa situação de hoje:
“(…) é uma coisa que está afetando todo mundo, principalmente a gente que é menor. Eu sei o que estou passando aqui, os alugueis vence (…). As conta vão chegando, você não tem retorno nenhum. Não estamos podendo comprar, também não estamos vendendo. A gente queria uma reposta do governo, do que iremos fazer!”
De acordo com Zé Maria, as vendas de seu estabelecimento caiu entre 70/80%, em vista de antes. Ainda segundo ele, além do aluguel do estabelecimento ele ainda tem que pagar o aluguel de sua casa o que o deixar numa situação muito delicada.
Os estabelecimentos comerciais, mencionados no Decreto Municipal Nº 13100 do prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, estão fechados desde 20 de março de 2020, no entanto, aqueles adotaram o padrão do decreto estão em funcionamento “Delivery”.