Geral
Ouro Preto: projetos de comercialização de produtos da agroecologia montam serviços de entrega
O Núcleo de Estudos de Agroecologia Inconfidentes (NEA) da UFOP, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), criou um sistema para promover a comercialização de produtos da agricultura familiar da região durante o período de isolamento social.
Montado no Paço da Misericórdia, em Ouro Preto, o ponto de apoio aos agricultores familiares atua na distribuição e entrega dos pedidos, seguindo os protocolos de segurança.
“Há uma equipe de alunos de vários cursos da UFOP trabalhando para o desenvolvimento e organização do sistema de distribuição, através da catalogação dos pedidos e utilização do sistema de georreferenciamento para gestão e otimização das entregas. São parcerias diversas que convergem para a promoção da saúde e desenvolvimento da economia local neste momento tão cuidadoso”, diz o coordenador do NEA, Maurício Leonard, destacando a importância do trabalho da Universidade e os resultados para a cidade.
As compras, consultas de disponibilidade de produtos, preços, pedidos e formas de pagamento podem ser feitas pelo whatsapp 31 99255-0702 (falar com Jean).
VALIN – Já a Valin (Vale dos Inconfidentes), em parceria com o Circula Agricultura e apoio do Sebrae, desenvolveu um site para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em Mariana e Ouro Preto.
As encomendas podem ser realizadas pelo site http://pedefeira.com.br/.
A proposta do site surgiu como uma das possibilidades de compra dos produtos agroecológicos sem sair de casa. Todas as normas de segurança na colheita, preparação e entrega dos alimentos também vêm sendo praticadas.