Geral

Alunos recebem ensino remoto durante paralisação das aulas em Itabirito

A Prefeitura de Itabirito disponibiliza em seu site blocos pedagógicos com atividades escolares para crianças do ensino fundamental e pré-escola. O material engloba a maior parte das disciplinas curriculares e pode ser baixado gratuitamente em PDF. A intenção é manter as crianças em atividade enquanto as aulas continuam suspensas durante o isolamento social. “Nós só fazemos a mediação. Quem cria as apostilas e executa as ações de fato são os professores, supervisores e diretores escolares”, explica a secretária municipal de Educação, Iracema Mapa.

A cada semana, são disponibilizados novos blocos de exercícios. Para ter acesso, basta acessar o site da Prefeitura e clicar no banner que está logo na página inicial. O interessado também pode acessar diretamente o link http://www.itabirito.mg.gov.br/blocos-de-atividades-pedagogicas/. “Não é necessário imprimir os exercícios. Basta ler pela tela do computador ou do celular e responder no caderno”, sugere a secretária.

As atividades são de caráter apenas suplementar e não contam pontos, já que nem todas as famílias possuem acesso à internet. Porém, a adesão tem impressionado. A maior parte dos pais recebe o material via whatsapp, por meio dos grupos criados pelos professores, que enviam as apostilas diretamente pelo aplicativo, tiram dúvidas e mantêm o pique da turma. A média de adesão aos exercícios é de 84%, com mais de 21,3 mil acessos pelo site da Prefeitura nos três primeiros blocos.

O pequeno Heitor Augusto, de cinco anos, cursa o 1º ano da Escola Municipal Guilherme Hallais França e está firme nos estudos em casa. A mãe, Cristina Braga, diz que põe o filho para estudar nos mesmos horários das aulas, pois assim ele não perde tanto a rotina. “A professora nos dá suporte pelo grupo de mães, no celular, e isso ajuda bastante a manter as crianças com foco nos estudos”, avalia.

Os irmãos Pedro Emanuel Martins Braga, de 12 anos, e João Lucas Martins Braga, de 11 anos, são alunos da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz e também dispõem da educação remota oferecida pela Prefeitura para se manterem ativos durante a quarentena. “Eu ajudo meu irmão mais novo quando ele tem dificuldade e, quando aperta, chamo minha mãe, que já foi professora, para ajudar”, conta Pedro.

Muitos professores vão além dos blocos de exercícios e aproveitam datas comemorativas para enviar atividades temáticas para os alunos, como no Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. Outra vantagem do formato online é que não tem necessidade de impressão, já que basta ler os exercícios na tela e desenvolve-los no caderno e aguardar os blocos da semana seguinte, que vêm com as respostas dos exercícios anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×