Na madrugada desta quinta-feira, 7 de maio, por volta de 3h30, a Polícia Militar realizou uma operação com o objetivo de prender criminosos de uma quadrilha no bairro Santa Rita, em Itabirito (MG).
O alvo era uma residência de difícil acesso, onde estariam os suspeitos, a residencia foi cercada por equipes policiais. Segundo informações pela manhã, foram ouvidas vozes de pessoas de dentro da casa, ameaçando atirar nos policiais.
Na oportunidade, os militares se aproximaram e informaram que a presença policial se fundamentava em virtude de cumprimento de mandado de busca e apreensão no imóvel. Os suspeitos não obedeceram as ordens para abertura das portas, sendo necessário que os policiais efetuassem adentramento tático no imóvel, situação na qual foram recebidos com resistência, os moradores deferiram agressões contra os militares. No entanto, foi utilizada técnicas policiais de contenção, no qual apreendeu dois menores, um de 14 e outro de 17 anos, bem como efetivou a prisão em flagrante de outros dois indivíduos com maioridade penal, haja vista a resistência e outros crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo cometidos pela quadrilha.
No local foram apreendidos: dois revólveres do calibre 38, 49 (quarenta e nove) munições intactas, uma deflagrada do calibre 22, 37 (trinta e sete) munições do calibre 38; 126 (cento e vinte e seis) pedras pequenas, 18 (dezoito) pedras grandes de crack, 74 (setenta e quatro) pinos, três papelotes com cocaína, 44 (quarenta e quatro) buchas, uma porção de maconha, 48 (quarenta e oito) pedras de haxixe, dois cadernos com anotações referentes a tráfico de drogas e diversos materiais para endolar entorpecentes, duas balanças de precisão. Além das drogas, os policiais apreenderam no local, R$517,35 (quinhentos e dezessete reais), uma televisão, um notebook, dois playstations, quatro capacetes, uma) miniretificadora, peças de moto, uma chave micha geralmente utilizada para furtar motos; 6 seis celulares; e duas motocicletas com número de chassi e motor raspados.
Os autores, já possuíam diversas passagens pela Polícia por homicídio, posse ilegal de arma de fogo, furto e tráfico de drogas, entre outros crimes. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, estando os menores de idade acompanhados de suas representantes legais. Na Delegacia foi entregue todo material apreendido pelos policiais militares e as motos foram rebocadas para o pátio credenciado.