Maio foi o mês escolhido pelo Ministério da Saúde para ser realizado, anualmente, o “Maio Vermelho”, projeto de conscientização para a saúde bucal e prevenção do câncer.
O câncer de boca é um tumor maligno, que afeta lábios e estruturas da boca, como a gengiva, bochechas, céu da boca, língua e região embaixo da língua. O câncer bucal pode acometer pessoas de ambos os sexos. Porém, de acordo com as avaliações mais recentes, o maior número de casos é de pacientes homens, com idade acima de 40 anos.
De acordo com números apontados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que, no Brasil, serão aproximadamente 15.200 casos da doença no ano de 2020.
Os principais sintomas do câncer bucal são: feridas que demoram tempo superior a 15 dias para cicatrização, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca ou na região, aparição de nódulos ou caroços em volta do pescoço e língua, rouquidão e, em casos de estágio avançado, dificuldade para falar e mastigar.
A coordenadora de saúde bucal de Itabirito, Marinalva Faria Braga, chama atenção para os principais fatores de risco, que são comumente ligados aos hábitos pessoais, como tabagismo, uso excessivo de bebidas alcoólicas e uma alimentação deficiente em frutas, legumes e verduras. Estes fatores, se associados, agravam ainda mais o quadro de propensão à doença.
Além disso, de acordo com a profissional, é importante conhecer a região da boca, o que facilita a percepção de qualquer anormalidade. As maneiras mais simples de identificar a presença da doença são o autoexame e visitas periódicas ao dentista. “É interessante que se crie o hábito de, frequentemente, verificar a cavidade bucal de frente para o espelho, como lábios e bochechas, comparando um lado ao outro. A outra maneira é estar em dia com as consultas ao dentista. A recomendação é que a visita aconteça de 6 em 6 meses”.
Em todas as UBS podem ser encontradas cartilhas informativas sobre a prevenção da doença. Além disso, todos os profissionais da área se disponibilizaram, por todo o mês, para esclarecimentos e consultas. Diminuir o risco da doença consiste em evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo e exposição ao sol, além de uma alimentação saudável. O câncer de boca tem cura, se diagnosticado precocemente. As informações são do Departamento de Comunicação PMI.