GeralItabirito

Produtores rurais de Itabirito recebem incentivo durante a pandemia

Por Paulo Souza

A Prefeitura de Itabirito trabalha no incentivo ao homem do campo levando mais qualidade de vida para nossa população, com produtos de qualidade. Durante a pandemia, com a suspensão das atividades no Mercado Municipal, e da alimentação escolar, verdura, legumes e frutas que eram vendidas para esses dois seguimentos receberam novos clientes após levantamento feito para amenizar os impactos decorrentes do coronavírus. “O apoio está ocorrendo desde a utilização dos meios digitais, grupos de compra por meio dos funcionários da Prefeitura, feirinhas e estímulo ao comércio na própria propriedade, comercialização nas cestas fornecidas à família dos alunos e para a Mineração Herculano”, destaca Rainer Cardoso, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Outras ações importantes desenvolvidas pela pasta são o fomento da atividade por meio do preparo do solo com máquinas agrícolas, doação de corretivos, fertilizantes, mudas de hortaliças e frutíferas, esterco e matéria-prima para produção de composto orgânico para os agricultores familiares e pequenos produtores. “Agora com a pandemia, além do apoio dado, a secretaria buscou meios para a venda dos produtos e nós gostamos muito das idéias e hoje vendemos as hortaliças pelo Instagram, além de comercializar para chefes de cozinha e empresas”, enfatiza Ítalo Oliveira, da Fazenda Vista Alegre, e um dos produtores beneficiados.

As ações da Semapa têm o apoio da Apafi, Associação dos Produtores da Agricultura Familiar e Emater-MG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. “Essa parceria possibilita aos produtores geração de renda e disponibilização à população de alimentos saudáveis, para que dessa forma possamos vencer este período de recessão econômica provocado pela pandemia”, destaca o secretário.

Todas essas ações estão embasadas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.

Horta no Caps Adulto

A Secretaria implementou uma horta e paisagismo no quintal do Caps Adulto para ser usada como terapia para os pacientes que frequentam a unidade. “O mesmo apoio que é dado aos produtores familiares é dado ao Caps, disponibilizando insumos para a horta e auxiliando no tratamento dos frequentadores do espaço”, explica Rainer.

“A retomada da horta no Caps já estava em nossos planos e com a iniciativa da Semapa, conseguimos concretizar a realização desse plano, que inclusive de forma terapêutica nos auxilia na integração e socialização dos usuários do Caps adulto. Estamos muito felizes com essa pareceria junto da Secretaria”, enfatiza Silvana Mendanha, cordenadora da unidade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×