Há pouco mais de um ano atrás Itabirito comparecia às urnas para escolher um Prefeito e Vice para um mandato tampão, que elegeu Orlando Caldeira e Dr. Elio da Mata. E em menos de noventa dias o povo retornará às urnas para escolher seus representantes para um mandato de 2021-2024.
Com as eleições definidas para a data de 15 de novembro, começou a corrida nos bastidores para escolha de candidatos e composição de chapas e coligações partidárias.
Com as convenções partidárias (reuniões onde se escolhe os candidatos) iniciando já no próximo dia 31 de agosto, tendo data limite até 16 de setembro, o MDB de Itabirito confirmou que realizará a convenção partidária no dia 12 de setembro, ao passo que o Avante, do Vereador Ricardo Oliveira, realizará sua convenção no dia 07 de setembro (Dia da Independência).
O Clamor popular pode levar a uma composição até então inusitada: a aliança do MDB, lançando o vereador Arnaldo como cabeça de chapa, com o Avante, do aguerrido vereador Ricardo Oliveira.
Analisando os números do reo que equivale a 35,78% do eleitorado. Para a proclamação dos resultados, a Justiça Eleitoral exclui os votos brancos e nulos do comparecimento.
Contudo, se somarmos os votos de abstenção (onde 23% do eleitorado não compareceu as urnas) e os votos brancos (4,95%) e nulos (8,79%) temos o altíssimo quantitativo de 13.531 eleitores não compareceram às urnas, ou votou branco e nulo. É um número que chama atenção pois, numa eleição acirrada como promete ser em 2020, poderá ser fator decisivo neste ano.
Por sua vez Arnaldo teve 11.568 votos nas eleições suplementares de 2019, e com a possibilidade de aliança com o Partido Avante de Ricardo Oliveira, a expectativa é que essa dobradinha possa trazer bons resultados nas urnas, visto que o vereador Ricardo Oliveira é um dos nomes mais aclamados entre a população. A especulação em torno de uma possível aliança agitou os bastidores da política municipal.
O Sou Notícia conversou o Vice Presidente do MDB de Itabirito Antonio Generoso, sendo que o mesmo confirmou a realização das convenções municipais e que realmente ocorreu uma conversa entre Arnaldo e Ricardo Oliveira com membros do diretório do partido, e que decisão final será na convenção, que, conforme destacado acima, ocorrerá dia 12 de setembro. Por sua vez, o Presidente da agremiação partidária Dorinho Senem disse que a decisão sobre formalização de chapa e composição caberá à assemléia.
Esse ano as eleições prometem e o Sou Notícia fará ampla cobertura de toda a campanha eleitoral. Fiquem ligados!!