Em comemoração aos 16 anos de criação que será nesta quarta-feira, 23 de setembro, a 3ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais (3ª RPM) realizou uma operação policial na Região dos Inconfidentes.
A 3ª RPM – cuja sede atual funciona em Santa Luzia (MG) – foi criada por meio da Resolução 3.764 de 21 de junho de 2004, tendo sido instalada em 23 de setembro do mesmo ano.
Por sua vez, o 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), o “Sentinela da Região dos Inconfidentes”, faz parte da 3ª RPM, assim como outras seis Unidades Operacionais (UEOp) – três Batalhões de Polícia Militar (BPM), duas Companhias de Polícia Militar Independentes (Cias PM Ind) e uma Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado (Cia PM Ind PE).
Com uma população estimada em 969.297 de habitantes (IBGE, 2019), a 3ª RPM abrange 18 municípios: Santa Luzia (35º BPM); Vespasiano e São José da Lapa (36º BPM); Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos (52º BPM); Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas e Nova União (61º BPM); Nova Lima, Raposos e Rio Acima (1ª Cia PM Ind); Lagoa Santa, Confins, Santana do Riacho e Jaboticatubas (8ª Cia PM Ind).
Nesse contexto, em comemoração ao 16º aniversário da 3ª RPM, foi inaugurada no dia 18 de setembro, a nova sede da 3ª Cia PM Ind PE, na cidade de Santa Luzia (MG). E, concomitantemente, foram desencadeadas por todas as UEOp da 3ª RPM – entre os dias 18 e 20 setetembro – Operações de Repressão Qualificada à Violência (RQV) em suas áreas de recobrimento, visando potencializar as ações e as atividades de policiamento ordinário, bem como proporcionar maior tranquilidade e aumento da sensação de segurança para a população.
Na área do 52º Batalhão, as Operações foram deflagradas em Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Diogo de Vasconcelos e distritos. Em Passagem, distrito de Mariana, no sábado (19), por volta de 18h30, a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 59 anos, após serem apreendidos em sua residência um revólver e cinco munições do calibre 32. Na noite do mesmo dia, mas em Ouro Preto (MG), um homem de 33 anos, foi preso, por dirigir sob efeito de substância alcoolica, no bairro Barra. O veículo Fiat Pálio, de cor cinza, que ele dirigia, foi apreendido e rebocado para o pátio credenciado.
Ainda no sábado, por volta das 17h30, um rapaz de 21 anos, foi preso por direção perigosa, em Chapada, localidade de Ouro Preto. A motocicleta Honda CG 160, de cor vermelha, que ele pilotava foi apreendida e rebocada para o pátio conveniado.
Nas respectivas operações, os autores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram entregues os materiais apreendidos, para serem tomadas as demais providências.