
As cenas de maus-tratos e abandonos de animais ficam a cada dia mais evidentes no município de Itabirito (MG). Como é o caso divulgado na rede social por uma internauta, que filmou uma cadela e seus dois filhotinhos tentando atravessar a BR-356, aparentenmente para chegar na lixeira do outro lado da rua. (Clique aqui e veja a postagem)
O que mais chamou atenção nas imagens foi a condição fisíca da cadela e seus filhotinhos, eles estavam tão magros que dava para ver os ossos da costelas. Comovida com a situação, a internauta logo alimentou os animais que estavam abandonados nas proximidades do ITA, sentido Ouro Preto, Minas Gerais.
De acordo com uma levantamento da Organização Mundial da Saúde, estima-se que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. (Fonte)
Infelizmente, a situação é mais preocupante do que possamos imaginar, pois são vários animais que diariamente são vítimas de atropelamento, envenenamento, maus-tratos e etc. O Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9605), de 1998, prevê pena de detenção de três meses a um ano para quem maltratar animais, está aumentada de um sexto a um terço em caso da morte do animal.
Ajude a combater os maus-tratos e abandonos dos animais no município de Itabirito!
Denúncie: através do telefone 153 da Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI).
https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2020/09/sancionada-lei-que-aumenta-punicao-para-maus-tratos-de-animais#:~:text=Sancionada%20lei%20que%20aumenta%20punição%20para%20maus-tratos%20de%20animais,-A%20legislação%20abrange&text=Com%20o%20objetivo%20de%20frear,tratos%2C%20ferir%20ou%20mutilar%20animais.