Centro de Apoio Social da comunidade de Água Limpa em Itabirito é selecionado pelo edital “Ideias para um Mundo Melhor” da Coca-Cola FEMSA

Direcionada para apoiar projetos voltados para amenizar os impactos da pandemia no dia a dia de comunidades em situação de vulnerabilidade, a edição 2020 do edital “Ideias Para um Mundo Melhor” selecionou, em Itabirito, a associação Centro de Apoio Social do Bairro Balneário Água Limpa (Cabal) para receber o aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil. A ONG receberá o recurso, que será destinado à ampliação da capacidade produtiva da horta comunitária, implantada na comunidade em julho deste ano. Em Minas Gerais, o Instituto Social Casa de Mãe: “Ateliê Social”, de Nova Lima, também foi um dos beneficiados pelo edital. Juntos, os projetos receberão um aporte de até R$ 50 mil.
O projeto “Horta Comunitária Cabal: Sustentabilidade e Autonomia Produtiva, Segurança Alimentar e Nutricional por meio do Sistema Agroflorestal em Água Limpa”, apresentado pela ONG Centro de Apoio Social do Bairro do Balneário Água Limpa (Cabal), que atua na comunidade localizada em Itabirito, destacou-se pela proposta de buscar mitigar a fome e melhorar a segurança alimentar e nutricional das crianças e famílias atendidas pelo projeto socioeducativo. Com o aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil, a ONG prevê atender um número maior de famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, agravada pelos impactos da Covid-19 na região.
O projeto oferece, ainda, a oportunidade de capacitação no manejo de hortas para novos voluntários que se encontram sem trabalho e renda. O objetivo é torná-los aptos a prestar o serviço de montagem e manejo de hortas nos condomínios da região. Segundo a fundadora do Cabal, Rosana de Oliveira Galdino, mais conhecida como “dona Rosa”, o projeto atende, atualmente, 25 crianças e outras 12 famílias. Com o recurso da Coca-Cola FEMSA Brasil, a ONG já acrescentou outras 10 famílias para receber as verduras, hortaliças e até frutas plantadas na horta comunitária, que hoje inclui repolho, alface, couve, mostarda, rúcula, agrião, cebolinha, salsa, tomate, banana e beterraba. “Moro há 14 anos na região e considero que vencer esse edital é o reconhecimento do nosso trabalho na comunidade, que tem pessoas muito carentes. Mais do que o recurso que receberemos para a ampliação da horta, esse prêmio tem um valor emocional para todos nós”, revela.
O edital da Coca-Cola FEMSA Brasil deste ano teve como objetivo mitigar os impactos sociais da pandemia de Covid-19. Dona Rosa conta que, no início da pandemia, viu muitas pessoas da comunidade passarem por dificuldades. “Confesso que no início eu me senti perdida, pois muitos batiam aqui em casa para pedir alimento e eu não tinha. Eu começava a chorar e até tive um princípio de depressão. Com isso, fui buscar apoio e várias pessoas passaram a nos enviar cestas básicas. Assim, também implantamos a horta como forma de complementar a alimentação dos moradores da comunidade”, explica a fundadora do Cabal.
Ela conta que o Cabal possui também um projeto pedagógico que atende crianças da comunidade, com reforço escolar, alimentação e brincadeiras, tudo de forma gratuita. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que apoiam o projeto e a Coca-Cola FEMSA Brasil que nos deu essa oportunidade de ampliar a nossa horta. Como mantemos o projeto com recursos próprios, sem ajuda não conseguiríamos apoiar essas famílias tão humildes e que têm enfrentado muita dificuldade”, acrescenta dona Rosa.
Outras cidades beneficiadas no Brasil
Além Itabirito e Nova Lima, foram contempladas ONGs de cidades e regiões do entorno onde a companhia atua, entre elas Bauru, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes (SP), Antônio Carlos (SC), Porto Alegre (RS), Maringá e Curitiba (PR) e Campo Grande (MS), além de Sumaré (SP), São José (SC) e Pinhais (PR). Cada cidade receberá aporte de até R$ 50 mil, que será revertido em projetos com potencial para impactar positivamente a vida de cerca de mil pessoas.
“Neste ano de muitos desafios, buscamos atuar em diversas frentes para apoiar o combate à pandemia. Por isso optamos por direcionar o Edital para projetos que estivessem contribuindo de alguma forma para amenizar os impactos que a Covid-19 causou na vida das pessoas. A inciativa é mais uma ferramenta que temos para disseminar a nossa missão de gerar bem-estar social nos lugares em que estamos presentes”, afirma Camila Amaral, diretora Jurídica e Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
O edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’ é uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil que já impactou 7.600 pessoas por intermédio de 25 ONGs. Os projetos escolhidos deverão ser desenvolvidos em um prazo de 12 meses e serão acompanhados pela Coca-Cola FEMSA Brasil.
A lista de todos os vencedores está disponível no site: http://ideiasmundomelhorposcovid.com.br/
Sobre a Coca-Cola FEMSA
Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas para mais de 257 milhões de consumidores. Com mais de 83 mil funcionários, a empresa vende anualmente cerca de 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda. Operando 49 fábricas e 275 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.
A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros. Tem operações em determinados territórios de México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e atende nacionalmente Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com .
No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 41 centros de distribuição, 23 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção.