
Tradicional no cenário cultural de Itabirito, a Festa do Pastel de Angu ganhou novo formato neste ano. Devido à pandemia do coronavírus, o evento será realizado, pela primeira vez, no formato virtual, prestigiando artistas locais, com a transmissão ao vivo direto do anfiteatro do Parque Ecológico. “Não podemos deixar de celebrar a iguaria mais tradicional de nossa cidade. Fico muito feliz em proporcionar um evento voltado às raízes do povo de Itabirito e disseminar a história do pastel de angu para o maior número de pessoas possível”, destaca Júnia Melillo secretária municipal de Patrimônio Cultural e Turismo.
A programação começa às 15h de sábado, dia 28, no canal Mais Cultura e Turismo, no YouTube, e terá quatro shows diários de bandas locais. As mantenedoras da receita original do pastel de angu venderão seus quitutes diretamente de suas casas, através do delivery, em kits de cinco pastéis (R$15,00) como pedido mínimo. A entrega será gratuita. Os telefones das mantenedoras e a retransmissão da festa poderão ser acessados no site festadopasteldeangu.com.br, bem como a programação completa da festa.
O Pastel de Angu
O modo de fazer do pastel de angu de Itabirito apresenta relevante valor histórico e cultural e é tombado como um Bem Imaterial de domínio público pelo Decreto n°9125, de 10 de dezembro de 2010, que registra no patrimônio de natureza imaterial o modo de fazer pastel de angu, por seus valores históricos, cultural e simbólico, efetivando assim, sua preservação, conservação e valorização.
A iguaria é tida como um símbolo integrante na vida dos itabiritenses, estimulando a transmissão de sua receita de geração em geração e o reconhecimento entre os moradores. A popularização do pastel de angu é um exemplo de como uma técnica culinária pode ser disseminada e ganhar significações de identidade local, transformando-se em um bem importante para o imaginário social.
of the two watches i hoped to use this winder to keep wound