Fiscalizações Covid-19: saiba como os profissionais estão atuando.

Desde o início da pandemia Covid-19, profissionais da fiscalização da Prefeitura de Itabirito vêm se organizando, de forma escalonada, em diversas localidades, para evitar a disseminação da pandemia e levar conscientização à população.
As ações acontecem todos os dias da semana, nos períodos da manhã, tarde e noite, finalizando sempre as 22hrs, horário estabelecido para o fechamento de bares e restaurantes.
Ao todo, 7 fiscais trabalham divididos em escalas, vistoriando bares, restaurantes, supermercados e comércio em geral.
O intensivo trabalho visa garantir que todos os protocolos do Plano Minas Consciente, elaborado pelo governo do estado, ao qual Itabirito aderiu, sejam cumpridos.
O secretário de saúde, Marco Antônio Félix, destacou a importância da continuidade do isolamento social e que sejam evitadas as aglomerações, tanto em vias públicas, residências e locais de entretenimento. “O vírus não circula sozinho. Ele precisa de um condutor para circular. A Prefeitura determinou que os estabelecimentos do ramo de alimentação e bebidas funcionem até as 22 horas para colaborar com a economia local porque entendemos que as pessoas precisam trabalhar”.
Porém, é importante enfatizar que, para que o funcionamento dos estabelecimentos ocorra é necessário seguir todos os protocolos do Plano do Governo do Estado. Estabelecimentos que forem fiscalizados e estiverem em descumprimento com alguns dos protocolos podem receber notificações, multas, ser imediatamente fechados ou até a cassação do alvará de funcionamento.
Transporte público
A diminuição dos horários de circulação dos transportes também foi uma das ações da Prefeitura Municipal para o controle da disseminação do vírus. Essa decisão visa inibir que as pessoas circulem, evitando a formação de aglomerações, tanto em vias públicas quanto nos comércios. “Todas as medidas que nós pudermos estipular para evitar, serão bem vindas”, afirmou o secretário. Além disso, ele cita as determinações para o funcionamento do transporte público. “Obedecer a um número pequeno de pessoas, mantendo afastamento entre as poltronas e janelas abertas para a circulação de ar. A circulação faz com que o vírus não permaneça naquele ambiente e nem haja concentração”.
Sobre a redução dos horários, Marco Antônio destaca que “a população deve entender que a diminuição não é para que muitas pessoas peguem os ônibus naqueles horários determinados e ao mesmo tempo, mas sim que elas evitem circular. Se você disponibiliza muitos horários, as pessoas vão circular mais”.
Gradis nas praças
Alguns gradis foram instalados nas praças do município. A decisão ocorreu após várias ocorrências de aglomerações nos locais, com ocorrências de som alto e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Estes “eventos” foram programados através das redes sociais, e a guarda municipal precisou ir até o local para dispersar as pessoas presentes.
A Prefeitura Municipal, Comitê Covid-19, fiscalização e guarda municipal repudia que esses eventos continuem acontecendo e afirma o compromisso no combate à pandemia, interferindo sempre que forem realizadas aglomerações.
Casos Covid-19
O secretário de saúde falou sobre o número de casos na cidade, que ele considera elevado, e lamentou sobre as vidas perdidas durante a pandemia. “As pessoas que não respeitam o isolamento e as regras acham que tivemos poucos óbitos. São dezenove vidas perdidas. Se comparado a outras letalidades, pode parecer pouco, mas são 19 pessoas que poderiam estar aqui. O número pode ser pequeno, mas cada um era uma vida, uma família, por cuidados simples que as pessoas não estão respeitando”.
A Prefeitura pede a colaboração da população. Não minimizem a doença e os riscos. Além da letalidade, vários pacientes podem apresentar seqüelas posteriores à contaminação.
Evite aglomerações, conscientize as pessoas que você convive, use a máscara e faça constantemente a higienização das mãos. A pandemia não acabou e a doença não está erradicada. O cuidado deve permanecer e os protocolos serem cumpridos
Ajude a Prefeitura neste combate e denuncie irregularidades, através do numero 3561-2412.