Agricultura Familiar de Itabirito ganha mais apoio da Prefeitura

A Prefeitura de Itabirito, com o apoio da Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Itabirito (Apafi) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), disponibilizou aos agricultores mudas de duas cultivares de banana, com o objetivo de diversificar os produtos ofertados, tanto na alimentação escolar e no Mercado Municipal, quanto para o consumo próprio.
As mudas de banana Princesa (tipo maçã) e Maravilha (tipo prata) foram distribuídas em caráter experimental. “Estas mudas foram adquiridas da Embrapa Fruticultura com o objetivo principal de oferecer aos produtores mudas mais produtivas e mais resistentes a pragas e doenças” explica Rainer Tawyr, secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Em sua maioria, as mudas distribuídas foram do tipo Princesa. “Ela é um melhoramento genético,por meio de cruzamento, que substituirá o cultivo da banana maçã, porém mais resistente a doenças, fator que limita hoje a produção desse tipo de banana, sem perder o seu sabor característico”, completa Rainer.
Em 2021,será observado o desenvolvimento, adaptação, produtividade e aceitação do produto, para,posterior ampliação na distribuição de mudas e da área plantada, caso a expectativa for superada. Além das mudas, os produtores receberão da prefeitura os adubos necessários ao plantio.
Cultivares
Espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam. Elas se distinguem das outras variedades da mesma espécie de planta por sua homogeneidade, estabilidade e novidade.