Com covid-19, prefeito de Mariana (MG) tem piora e vai para UTI

Duarte Júnior, prefeito de Mariana, a 110 km de Belo Horizonte, internado com covid-19, foi transferido para uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), na segunda-feira (28).
A informação foi confirmada pela prefeitura. Segundo o boletim, a transferência foi necessária após os exames do político de 40 anos constatar “considerável de comprometimento de sua função pulmonar”.
Apesar do agravamento do quadro, o estado de saúde do prefeito, segundo sua equipe, é considerado estável.
Duarte Júnior foi internado no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, no dia 23 de dezembro. Ele ficou na unidade até esta segunda-feira, quando foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, cidade vizinha, a 96 km de Belo Horizonte.
Perfil
Júnior foi eleito vice-prefeito de Mariana em 2012, mas assumiu a cadeira de prefeito quando o então chefe do Executivo teve o mandato cassado. Em 2016 ele foi reeleito com 74% dos votos e, assim, não pode concorrer novamente ao cargo em 2020.
Em seus dois mandatos, Duarte Júnior teve a responsabilidade de gerenciar os assuntos relacionados ao rompimento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, que matou 19 pessoas, deixou centanas de desabrigados e poluiu o Rio Doce.