GeralItabirito

37 óbitos confirmados e 2 em investigação no município de Itabirito (MG)

Dor é luto para família itabiritenses que perderam seus entes queridos para a covid-19 (novo coronavírus). Na tarde de domingo (18), o município de Itabirito confirmou o 37º (trigésimo sétimo) óbito por causa da doença no município.

A 37º vítima, teve dois testes de swab” negativos. Ela era uma pessoa idosa, e possuía quadros psiquiátrico, no qual dificultou o exame. “ (…) pessoa tinha também um quadro psiquiátrico, não tolerava bem inserção do bastão de algodão (“swab”) no fundo do nariz, nem deixava ficar lá uns segundos para absorver secreção. Ou seja, as amostras não eram de boa qualidade.” disse em comentário no boletim

Segundo a secretária, o caso foi dado como confirmado, pois a mesma além de ter apresentados sintomas teve contato com pessoa infecta. “Ela teve contato com caso confirmado, desenvolveu cansaço e alguma dificuldade respiratória que pioraram sua insuficiência renal (insuficiência renal também interfere na respiração, os pulmões tentam compensar a acidose aumentando a frequência da respiração), e ainda por cima teve tomografia mostrando inflamação nos pulmões. a impressão é que a causa principal da morte foi a insuficiência renal, mas os pulmões também tinham uma inflamação por Covid que contribuiu para morte. Com tudo isso, e mesmo a declaração de óbito não tendo mencionado Covid, consideramos que a Covid contribuiu para a morte, e a contamos como mais uma perda pela pandemia.” informou a secretária

A informações veio a público através do Boletim Epidemiológico da Covid-19, publicado na rede social pela Prefeitura de Itabirito, no domingo (17) de janeiro.

Nele também mostra que o município atingiu o registro de 5971 casos confirmados de covid-19, sendo que 5765 casos já se recuperaram. Contudo, há 169 casos em monitoramentos, destes 98 são casos considerados suspeitos.

O município também investiga 2 óbitos que tem como principal suspeita a covid-19.

VEJA O BOLETIM NA ÍNTEGRA – 17/01/2021

Mais informações sobre o BoletimCLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo