Geral

Chuva de “estrelas cadentes” poderá ser vista em abril; Confira local e data

Neste mês de abril (entre os dias 16 e 30) será possível observar um espetáculo de luzes no céu. O fenômeno da chuva de meteoros “Líridas” estará em atividade nas próximas noites. O American Meteor Society afirmou que esse fenômeno pode originar bolas de fogo com possibilidade de observação durantes muitos segundos no céu.

São esperados cerca de 18 chuvas de estrelas cadentes por hora e o hemisfério norte será a melhor região para observação. No entanto, aqui no Brasil também será possível visualizar a chuva iluminada se a pessoa olhar para o leste no sentido da constelação de Lyra.

A China já relata a observação das Líridas há 2.700 anos, tornando esse fenômeno uma das mais antigas chuvas de meteoros já registrada. Essa chuva de meteoros é formada por pó e detritos que se desprendem do cometa Thatcher, quando ele passa pelo Sistema Solar, o que acontece uma vez a cada 415 anos. Quando a Terra passa pelo rastro do cometa durante sua órbita ao redor do Sol, os fragmentos acabam passando pela nossa atmosfera, aí eles se queimam e caem na forma daquilo que chamamos de “estrelas cadentes”.

Por volta das 2h da madrugada de 22 de abril, este fenômeno astronômico poderá ser visto com maior intensidade. Neste link você pode encontrar um mapa que indica a constelação que estará no sentido da chuva de estrelas cadentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×