
Durante uma coletiva de imprensa o prefeito Juliano Duarte da cidade de Mariana e sua equipe apresentaram dez projetos do Plano Municipal de Desenvolvimento e Recuperação Econômica de Mariana. A coletiva aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 24 de maio.
De acordo com o gestor, o principal objetivo é minimizar os impactos da pandemia na cidade, assim será investidos aproximadamente R$ 37 milhões, o recurso investido proporcionará na criação e preservação de empregos e negócios e etc.
Contudo, para que os projetos tenham êxito os mesmos precisam ser adotados pelos empreendedores. Juliano Duarte, prefeito, destacou que mesmo os empresários que não tiverem condições de cumprir os prazos dos projetos por causa da onda pandêmica no município, não serão afetados e terão total apoio da Prefeitura.
Os pontos de destaque do projeto foi o programa Projovem, voltado para os jovens marianenses, e além disto os planos apresentados tiveram bastante foco em microempreendedores e em produtores rurais.
Confira os dez planos elaborados para todos os setores econômicos:
- Projovem, que antes era denominado Jovem Aprendiz e passou por reformulações
- Lei Manuel da Costa Athayde, que fornece auxílio emergencial para a classe artística, cultural e turística do município.
- Fundo Mariana Histórica, para recuperar e preservar o patrimônio público e privado do município.
- Programa Municipal de Crédito Emergencial, que irá conceder créditos a juros zero para aplicação na manutenção da saúde financeira dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
- Programa Municipal de Crédito Emergencial ao Pequeno Produtor Rural, criando linha de crédito para os produtores rurais.
- Programa Municipal de Incentivo à Produção de Alimentos, incentivando a produção de alimentos por meio da distribuição de sementes de feijão carioca e milho para plantio, além de adubo.
- Programa de Agricultura Familiar Social (PAFS) fortalecer a produção doméstica de alimentos no município, incentivando a produção alimentar em hortas domésticas ou comunitárias, em quintais na zona urbana ou no meio rural.
- O Apoio Municipal Emergencial de Mariana (AME Mariana) fornecerá um auxílio emergencial às famílias em vulnerabilidade social da cidade.
- A Prefeitura de Mariana concederá abono temporário no valor de R$ 300, inicialmente por três meses consecutivos a todos os profissionais da saúde, efetivos ou contratados, cujas atividades laborais estejam diretamente relacionadas ao combate à Covid-19.
- O Programa Mariana Legal ajudará os contribuintes a quitar as suas dívidas com o município, solucionando pacificamente os conflitos fiscais e reduzindo o montante acumulado da dívida ativa.
Para ter acesso à apresentação do prefeito e ler a descrição completa de todos os programas, clique neste link.
Fonte das Informações Portal da Cidade de Mariana