Saiba significado e origem do Corpus Christi para católicos e evangélicos

O feriado de Corpus Christi é uma data do calendário católico mas que também se estende a quem não segue os preceitos dessa religião, uma vez que é um ponto facultativo transformado em feriado que sempre cai em uma quinta-feira.
Significado e origem
Corpus Christi vem do latim e significa “corpo de Cristo” e a festividade tem o objetivo de celebrar a eucaristia – sacramento católico que relembra a Última Ceia. Em todas as missas católicas são distribuídas aos fiéis a hóstia, pão sagrado que representa o corpo de Cristo para os católicos.
O feriado foi instituído pelo Papa Urbano 4º em 8 de setembro de 1264, e teve como origem as visões de uma freira, que ele conheceu ainda na infância, onde o próprio Cristo dizia para celebrarem a eucaristia com honra. A história ficou marcada no futuro papa mas outros fatos também contribuíram para o surgimento da data.
Datas diferentes a cada ano
Como quase todos os eventos religiosos, a data de Corpus Christi tem relação com a Páscoa, que se alterada, influencia nas outras. Por exemplo, Corpus Christi é uma festa que acontece uma quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes.
O Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa, Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa. Em 2021 o domingo de Páscoa foi a 4 de abril, logo, o Corpus Christi cai no dia 3 de junho.
Tapetes
A confecção de tapetes com imagens feitas de serragem, sal, borra de café e outros materiais é uma das tradições mais emblemáticas do feriado de Corpus Christi e simboliza o caminho por onde Cristo vai passar.
A tradição teve início no arquipélago dos Açores, em Portugal, no século 13 e importada ao Brasil a partir de 1500 com a chegada dos portugueses.
Por que os evangélicos não comemoram o Corpus Christi?
Muitos evangélicos e cristãos da linha protestante consideram o Corpus Christi um feriado “comum” e sem contorno religioso devido a diferenças de interpretação em relação ao sentido da eucaristia. Os católicos acreditam na transformação real e literal da história da transformação da hóstia e do vinho no corpo e sangue de Jesus. Já os protestantes, geralmente, acreditam que o pão e o vinho continuam sendo alimento mas sem essa transformação entendida pelos católicos.
Os evangélicos compartilham com os católicos os sacramentos da eucaristia e o batismo mas não comemoram o Corpus Christi apenas por uma discordância em relação à eucaristia e a Santa Ceia, como explica o coordenador do curso de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gerson Leite de Moraes.