Novo decreto municipal endurece medidas de combate à Covid em Ouro Preto

A partir desta segunda-feira (14), entra em vigor um novo decreto municipal com medidas mais duras para o enfrentamento do novo coronavírus município de Ouro Preto. O anúncio das novas medidas foi realizado em uma coletiva de imprensa pelo secretário de governo Filipe Guerra com a presença de outros membros do governo Angelo Oswaldo.
O novo decreto leva em consideração a forte crise na saúde a nível nacional, estadual e municipal. “A preocupação da gestão municipal não está voltada somente à economia, mas visa proteger a vida da população ouro-pretana diante da possibilidade de uma terceira onda”, ressaltou Filipe Guerra.
O secretario ainda reafirmou a importância da população continuar fazendo a sua parte ao cumprir as medidas de segurança informadas pelas autoridades em saúde além de criticar a postura do Ministério da Saúde ao não indicar o uso de máscaras a pessoas que já se vacinaram.
Decreto
As atividades comerciais deverão ficar fechadas das 20 às 5h de segunda a domingo e o consumo de bebidas alcoólicas em via pública também ficará proibido entre as 20 e às 5h. Já os bares, restaurantes e afins poderão funcionar de forma presencial desde que não ultrapasse o limite máximo de 30 clientes com distanciamento linear de 3 metros em ambientes fechados e 2 metros em ambiente aberto.
A partir de segunda também fica autorizada a entrega de produtos via delivery sem bebidas alcoólicas após o horário determinado. Estarão proibidos também eventos, festas em ambientes abertos ou fechados (de iniciativa pública, privada, em repúblicas estudantis ou casas de eventos), com ou sem entretenimento, além de atrações artísticas, músicas ao vivo e afins que seguem proibidas enquanto durar o decreto.
Veículos com som ligado estacionados em vias públicas, bem como a instalação de caixas de som também estão proibidos. Hotéis e pousadas devem respeitar o limite de 30% de seus alojamentos. Academias e centros de treinamentos devem respeitar 50% de sua ocupação. Quadras, campos, ginásios e ambientes coletivos também ficam fechados durante a permanência do decreto.
Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética deverão funcionar apenas com agendamento para apenas um cliente no estabelecimento por vez. Lojas, estabelecimentos de varejo com produtos não alimentícios só podem funcionar com um cliente por vez e ficam responsáveis pela organização das filas e distribuição de álcool-gel.
O transporte coletivo deverá operar com a capacidade de 50% durante o horário de pico, das 6h às 9h e das 15h30 às 19h30, com aumento de frota, janelas abertas e disponibilizar álcool em gel. A entrada de veículos turísticos como ônibus, vans, micro-ônibus está proibida durante esse decreto. A Prefeitura Municipal e os aparelhos de segurança farão cumprir o decreto inclusive em cachoeiras, parques ecológicos e distritos.
Casos Graves Continuam
De acordo com a secretária municipal de Saúde, houve uma piora em relação à saúde na microrregião com aumento do número de óbitos e grande ocupação dos leitos. Existe espera por leito de UTI de até 72h e uma baixa nos bancos de sangue do estado.