Inverno: chegada do frio preocupa médicos no combate à pandemia

O inverno começou nesta segunda-feira (21) e com ele, a preocupação dos médicos com a propagação da Covid, que pode aumentar uma vez que as pessoas costumam buscar locais fechados e sem ventilação de ar com o objetivo de se proteger do frio. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a tendência será de temperaturas elevadas e chuvas dentro da média, nessa estação.
Segundo os epidemiologistas, é característica do inverno o aumento de problemas respiratórios. “O frio tem uma combinação de baixas temperaturas e ar seco, na medida em que nós temos maior concentração também de poluentes no ar, temos então processos inflamatórios na mucosa respiratória. Há também maior concentração de microorganismos, vírus e bactérias, tudo isso faz com que tenhamos então mais doenças respiratórias”, disse a epidemiologista Deborah Malta.
Este é o segundo inverno que passamos com a pandemia e a experiência de 2020 não foi a das melhores nesse período. Autoridades afirmam que o comportamento da população irá determinar a evolução do quadro. É importante manter a casa arejada e buscar as vacinas disponíveis.
“O inverno do ano passado mostrou uma piora na evolução da doença, então isso mostra que nós temos que manter o cuidado, especialmente em relação ao distanciamento social e o uso de máscara. Infelizmente os números de óbitos e de casos cresceram”, lembrou a epidemiologista.
Em Itabirito, o primeiro dia do inverno teve temperatura mínima de 11°C e máxima de 25°C. Até o momento, o município já vacinou 19.500 pessoas, porém, 136 pessoas já perderam suas vida.
O inverno segue até as 16h21 (horário de Brasília) do dia 22 de setembro, quando chega a primavera.
É indicado a ingestão de muita água e alimentos ricos em vitamina C.
Keflex During Pregnancy