CÂMARA MUNICIPAL RETOMA ATIVIDADES E CONTA COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E TRÂNSITO DE ITABIRITO

Após recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Itabirito retomou as atividades legislativas na noite de segunda-feira (02). A reunião ordinária contou com a participação de Antônio de Pádua Pataro Dutra Júnior, secretário de Segurança e Trânsito. O secretário relatou que sempre acompanha as reuniões: “Eu devia uma visita, gosto muito de estar presente. […] Aqui a gente já conversa, tem a interação com os vereadores, ao invés de receber apenas um ofício, um requerimento. A gente tem a possibilidade de trocar ideias, o que é uma coisa mais calorosa, real entre as partes”.
E o trânsito da cidade foi assunto durante a reunião. Dentre os principais pontos levantados pelos vereadores, está o transporte para os distritos, realizado pela empresa de ônibus Serra Verde, que, segundo os vereadores, possuem ônibus apenas às segundas e às sextas, o que dificulta para quem precisa ir à sede do município em outros dias da semana. Além disso, o horário é reduzido.
De acordo com o secretário de trânsito, a situação dos distritos ocorre em razão da última concessão, efetivada há 15 anos, que não previa o transporte para essas localidades. “Em janeiro do ano que vem ela (a concessão) está terminando. Há duas possibilidades, a renovação com melhoria e evolução do contrato antigo ou uma nova licitação. […] Há 15 anos atrás não era viável, naquele momento, as empresas colocarem transportes nos distritos, porque as estradas não eram asfaltadas, eram ruins. Então não foi abarcado a questão dos distritos. Hoje tem uma cobrança muito grande dos distritos, só que a gente não consegue no modelo atual […] contemplar esses distritos porque é uma distância grande […]. Então, a tarifa não paga o mínimo do combustível para ir”.
Antônio Pataro explicou que, com o novo contrato, os distritos serão incluídos com o objetivo de melhorar o atendimento. “Estamos analisando duas propostas. Uma é a subvenção da prefeitura onde ela paga uma grande parcela da passagem, ou então, que os distritos passem a englobar o sistema do transporte escolar com ônibus. A passagem que o aluno paga, que é comprada pela prefeitura, ela sustenta para que outros usuários também possam utilizar”.
Outro assunto pautado pelos vereadores durante a reunião, foi a atuação da Guarda Municipal em Itabirito, que, segundo eles, tem apresentado melhorias na atual gestão. “A Guarda Municipal há alguns anos assumiu a fiscalização do trânsito municipal e agora nós fizemos um convênio que o município, também, passa a gerir a questão da fiscalização do Estado. Da mesma forma que o Estado também pode fiscalizar e atuar no que for competência municipal. A gente tem desenvolvido muitos trabalhos referentes à atuação. […] É uma guarda pioneira em Minas na forma de patrulhamento preventivo. […] Mas, há um tempo ela ficou um pouco apagada por falta de projeto, plano de trabalho. […] Nós adquirimos novos veículos por aluguel […], estamos implantando o cerco de policiamento digital que vai fazer monitoramento com mais de 30 pontos, inclusive, com a leitura de placas de veículos para ver se ele está sendo furtado ou roubado, tudo monitorado pela Guarda Municipal”, contou o secretário.
Os vereadores solicitaram ainda, que o secretário desse uma atenção à questão das multas de trânsito no município. Antônio Pataro explicou que agora que Itabirito encontra-se na onda amarela, irão trabalhar de forma educativa. “Nós não pudemos fazer uma campanha mais massiva porque estávamos na onda vermelha. […] Agora nós vamos iniciar as campanhas educativas. Inclusive, a Guarda Municipal tem um centro integrado de educação que é responsável por palestras educativas sobre trânsito, antidrogas e antiviolência doméstica. […] Agora vamos focar no trânsito, primeiro se orienta e depois do motorista orientado, se ainda sim reincidirem, serão autuados”, completou.
O secretário relatou, também, que o transporte urbano passará por melhorias: “O usuário estando no ponto de ônibus vai poder acessar um aplicativo e ver se o ônibus está chegando ou quanto tempo falta para chegar. […] Além disso, teremos novas rotas de forma mais inteligente. Não mais bairro a bairro passando pelo centro, nós criaremos rotas de bairro a bairro sem passar pelo centro, de forma que a gente dê mais efetividade e rapidez nesses deslocamentos”.
As reuniões ordinárias da Câmara Municipal estão abertas ao público, com base em decretos municipais que autorizam a entrada de pessoas no plenário em quantidade não superior a 50% da capacidade do espaço, seguindo as recomendações de prevenção contra a Covid-19.