DUAS SEMANAS APÓS SER REABERTO AO PÚBLICO, JARDIM DE MARIANA REGISTRA AGLOMERAÇÕES

Duas semanas após ser oficialmente aberto ao público, a Praça Gomes Freire, o “Jardim de Mariana”, registrou neste fim de semana uma grande aglomeração. Vídeos divulgados em redes sociais mostram centenas de jovens reunidos no local, na madrugada de domingo (08), sem distanciamento social e sem o uso de máscaras.
Conhecido por ser um dos pontos mais movimentados socialmente de Mariana, como uma forma de prevenir aglomerações, o Jardim ficou fechado enquanto o município ainda estava nas ondas de classificação mais rigorosas do Minas Consciente. No evento de reabertura da praça, o prefeito interino, Juliano Duarte, afirmou que a Praça foi reaberta pois a cidade tinha avançado para a onda amarela, mas que o local iria contar com o apoio da Guarda Civil Municipal. Entretanto, segundo moradores da região, isso não ocorreu, de modo que precisaram acionar a Polícia Militar para tentar controlar a aglomeração. Porém, mesmo com as denúncias, os moradores disseram não ter visto a polícia no local, de modo que a “festa” continuou até aproximadamente às 4h da manhã de domingo.
Ao O Liberal, o secretário de defesa social, Antônio Marcos de Freitas, informou que a Guarda esteve presente no local, em horário escalado, até às 0h00 do domingo (08) e que o aumento de fluxo mostrado no vídeo ocorreu após esse horário. “A aglomeração, portanto, ocorreu às 4h30 da madrugada de sábado (07), para domingo. Visto o ocorrido e após mais de 40 notificações sobre, a Guarda se organizou para estar presente e garantir que não ocorresse aglomerações novamente na madrugada de domingo para segunda”, afirmou.
Para evitar que a situação se repita, o secretário explicou que as imagens de segurança serão analisadas pela secretaria no intuito de perceber os horários e dias mais propícios para esse tipo de aglomeração. “A secretaria também está avaliando as possibilidades de alteração no trânsito e na iluminação no local que possam contribuir com as ações da Guarda”, disse o secretário.
Em relação ao acionamento da Polícia Militar, o 52° BPM confirmou que recebeu diversas solicitações via 190 sobre a aglomeração de pessoas na Praça Gomes Freire e afirmou que os policiais compareceram ao local. “As chamadas via 190 foram atendidas em diversos locais do município ao longo de toda madrugada, inclusive na Praça Gomes Freire, além de outros tipos de ocorrências e registros que demandam a atuação da Polícia Militar”, informou.
O batalhão também contou que estuda junto ao poder público, maneiras de controlar as aglomerações em Mariana. “A Polícia Militar e a Prefeitura de Mariana estão em tratativas para reforçar estratégias de cumprimento ao Decreto Municipal vigente que estabelece restrições para realização de eventos e aglomerações de pessoas. A Polícia Militar está 24 horas por dia, em todos os dias da semana, à disposição para intervenções com a finalidade de preservação da ordem pública, contando com a colaboração de todos os órgãos e da comunidade”, concluiu o 52° BPM.