Geral

ORLANDO CALDEIRA VAI À CÂMARA MUNICIPAL E FALA SOBRE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

Na noite da segunda-feira (09), o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, atendendo ao requerimento da Câmara Municipal, participou da reunião ordinária para prestar esclarecimentos sobre diversos assuntos relacionados à Prefeitura Municipal.  Orlando estava acompanhado do vice-prefeito, Elio da Mata, e de seu secretariado.

Antes de ser inquirido pelos vereadores, Orlando falou sobre a onda verde e a vacinação em Itabirito: “Nós não podemos brincar com essa doença. […] Realmente precisamos tomar muito cuidado. […] Nós conseguimos muitos avanços na vacinação, já vamos vacinar 35 anos. Estamos seguindo rigorosamente o que preconiza o Plano Nacional de Imunização. De acordo com o que a gente recebe, nós vamos vacinando”.

Acerca da vacinação, o chefe do executivo foi interrogado sobre os horários, o estoque de vacinas e a logística para aplicação das doses. O prefeito disse: “Nossa equipe trabalha das 08h às 12h, em função do número de doses que nós temos. […] Não adianta ficar lá se não temos doses para aplicar. Essas vacinas quando vem do programa para o município já chegam praticamente carimbadas, como primeira e segunda dose. O município não pode utilizar a segunda dose em detrimento de vacinar antecipadamente, o PNI não permite. Nós temos sim, hoje, todas as vacinas reservadas para vacinar a segunda dose. […] Aquela estrutura que foi montada na área do Julifest foi exatamente para facilitar para as pessoas. […] Se nós não tivermos um cadastro e seguirmos exatamente esse cadastro, […] a gente não consegue controlar”.

Ainda relacionado à pandemia, Orlando e sua equipe foram questionados sobre os gastos no combate à covid. “Os valores que vocês encontram no portal da transparência, na aba da covid, na primeira página do portal, são valores extraídos do nosso sistema de gestão financeira e orçamentária. Os 23 milhões empenhados não significam que a prefeitura irá liquidar essa despesa […]. Obrigatoriamente, a gente tem que fazer uns bloqueios orçamentários por regra. […] Como os contratos de prestação de serviço para Covid-19 são em caráter emergencial e extraordinário, eles podem quando for decretado o fim da pandemia serem extintos”, afirmou a secretária municipal de planejamento, Débora Aguiar.

O presidente da Câmara reafirmou que é importante a Câmara ficar atento aos gastos da Prefeitura Municipal: “não é porque estamos em pandemia que vamos perder o controle dessa situação. Temos que averiguar sim, temos que fiscalizar e estou sempre de acordo com isso, é o nosso papel”.

Na área da saúde, foi falado também sobre a implantação da UTI em Itabirito. No dia 09, a Prefeitura assinou o protocolo de intenções com a Sociedade Beneficente São Camilo para implantação de leitos de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital São Vicente de Paulo. “A nossa receita aumentando, surgiu a grande possibilidade de fazer esse protocolo de intenção. Nós não queremos que ele seja 100%, para que dê a oportunidade de outros empresários participarem e também a própria Unimed ter condições de fazer internações dentro da nossa UTI, porque, se fosse 100% município, seria somente através do SUS”, afirmou Orlando.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo