APÓS MAIS DE UM ANO, ITABIRITO RETOMA ENSINO PRESENCIAL

A manhã de terça-feira (24) iniciou com retorno ao ensino presencial em Itabirito. A retomada das atividades da rede municipal de ensino aconteceu exclusivamente para alunos cujos pais ou responsáveis autorizaram previamente o retorno. As escolas municipais receberam os alunos da educação infantil, maternal II, maternal III, 1° período, 2° período e anos iniciais do ensino fundamental para as aulas presenciais.
Os pais da pequena Julia Gabrielle (09 anos) assinaram o termo de compromisso para que ela pudesse retornar ao ensino presencial.
“Conversamos muito com ela e juntos tomamos a decisão dela voltar, pois percebemos que seria o melhor para ela em vários aspectos. Depois de tanto tempo, ela já estava sentindo falta do ensino presencial, da professora, dos amigos da escola e da rotina”, contou Lilian Rodrigues, mãe da garota.
De acordo com a prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, o índice de assinaturas de termos de compromisso para a volta das crianças ao ensino presencial é de aproximadamente 40%. Para não prejudicar os alunos não autorizados, aqueles que os pais entenderam que não era o momento de regressar, a PMI segue disponibilizando a sequência das aulas através do sistema remoto, mantendo o ensino híbrido em funcionamento.
Iracema Pedrosa, Secretária Municipal de Educação, explica que “os protocolos sanitários para retorno ao ensino presencial seguem as diretrizes apresentadas pelo Governo do Estado, tendo sido realizadas adaptações pelas escolas, conforme a realidade individual. A Prefeitura realizou, ainda, inspeção nas escolas entre os dias 3 e 17 de agosto para garantir o cumprimento das normas”. Também, as salas de aula estão organizadas de forma a assegurar o distanciamento de 1,5m entre as carteiras, e as escolas e CMEI’s estão adaptadas aos protocolos sanitários.
Dentre as principais preocupações dos profissionais da educação, pais de alunos e comunidade em geral, está a vacinação e possíveis casos de contaminação de covid-19 no ambiente escolar. Segundo a PMI, os profissionais de educação já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Não foi informado quando receberão a segunda dose, apenas que a aplicação segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Sobre os riscos de contaminação, “a Prefeitura esclarece que, diante de eventuais casos de contaminação nos estabelecimentos educacionais, devem seguir as diretrizes fixadas no decreto municipal no 13.937/2021, que estabelece as medidas a serem adotadas”. Até o momento, o decreto não foi disponibilizado no site da Prefeitura.
As crianças estavam há quase dois anos em ensino remoto, o que exige um novo processo de adaptação. Lilian relata que preparou sua filha com bastante conversa, explicações claras e objetivas sobre o cenário atual e, apesar das preocupações, está confiante com o retorno presencial: “tenho plena convicção que a escola que minha filha estuda está tomando todas as precauções em relação a saúde de seus alunos, por isso confio no retorno das aulas”.
fonte: O liberal