Geral

Superando a pandemia, Itabirito é destaque em geração de oportunidades de emprego e renda

Mesmo enfrentando as restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, Itabirito tem se destacado quando o assunto é a geração de emprego e renda. Os bons números refletem o sucesso das políticas públicas municipais de desenvolvimento econômico, conciliando prevenção da saúde, geração de oportunidades para a população e apoio às atividades dos empreendedores locais.

De acordo com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados pelo Ministério da Economia, Itabirito fechou 2020 entre os 20 municípios que mais geraram oportunidades de empregos com carteira assinada no país. Foram geradas 3.557 vagas no período.

O município também tem sido um porto seguro para a formalização de trabalhadores autônomos e novos empresários. Conforme levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, 574 microeemprededores individuais – MEIs foram abertos no município entre abril de 2020 e julho de 2021.

“A geração de empregos, somada a essa crescente formalização de MEIs, confirma o crescimento da nossa economia. Isso se deve, em grande medida, à segurança oferecida aos empreendedores, empresários e ao cumprimento do compromisso de apoiar o cidadão de Itabirito na busca de oportunidades no mercado de trabalho”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Com foco em incentivar a movimentação da economia e impulsionar a geração de emprego e renda, a Prefeitura também instituiu neste ano a Lei de Liberdade Econômica no município – Lei Municipal nº 3.514/2021.

Redução dos impactos da pandemia

Além das iniciativas relacionadas à geração de vagas, o trabalho da administração municipal tem se destacado quando o assunto é a minimização dos impactos da pandemia, incentivando a manutenção dos postos de emprego e a sequência das atividades empresariais no município.

A estrutura de apoio ao desenvolvimento local conta com entidades como a Sala Mineira do Empreendedor, que oferece apoio aos MEIs e às empresas de pequeno porte, além de suporte às contabilidades locais. Desde junho, o espaço também funciona como posto de atendimento virtual da Receita Federal e do Sebrae, agilizando a relação do cidadão itabiritense com as entidades.

“A implantação do PAV foi uma grande conquista para a população de Itabirito, facilitando o acesso aos serviços e eliminando a necessidade e os custos relacionados ao deslocamento para outros municípios”, analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Marques

Com o propósito de reduzir os impactos econômicos da pandemia, a Prefeitura também suspendeu até setembro as cobranças dos financiamentos e empréstimos junto ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itabirito – Fundi, impulsionando a sequência das atividades no município e, como resultado, a manutenção dos empregos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×