Geral

Com suporte da Prefeitura, Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto ganha reforço de 10 leitos de UTI geral

A Prefeitura Municipal assumiu a manutenção dos leitos que seriam descredenciados pela estabilidade da pandemia da região

Antes da pandemia, a Santa Casa de Ouro Preto possuía apenas dez (10) leitos credenciados pelo Governo Federal. Com o início do surto, foram abertos mais dez leitos provisórios para atender à demanda exclusiva da Covid, e no início deste ano, outras dez unidades foram incorporadas ao hospital também de forma provisória. Com a estabilidade da pandemia na região, a microrregião de Ouro Preto ficaria sem dez (10) leitos por descredenciamento.

Deste modo, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Santa Casa, solicitou ao Governo Federal e Estadual a incorporação dos dez (10) leitos transitórios de UTI COVID para o hospital permanentemente. A solicitação foi aceita e agora a Região dos Inconfidentes continuará com 30 leitos de UTI, sendo 20 deles fixos destinados para pacientes com condições não COVID, e dez (10) para pessoas com COVID. A manutenção desses 10 leitos que seriam descredenciados ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Ouro Preto.

“Estamos colhendo resultados da estratégia de adotamos em 2021 no combate à COVID e valorização dos recursos de saúde pública em Ouro Preto”. Com essas palavras, o prefeito Angelo Oswaldo reforçou o investimento da Prefeitura na área da saúde. “Estamos dando toda a segurança na continuidade desse serviço, com pedidos aos governos Estadual e Federal que reconheçam a importância desses leitos para nosso Município e para a Região dos Inconfidentes. Quando optamos por investir no nosso hospital e não no hospital de campanha provisório, estávamos pensando nisso, em assegurar mais recursos para Ouro Preto no pós-pandemia. Temos que somar esforços junto à Santa Casa em prol da saúde da população”.

Ane Souz

A secretária municipal de Saúde, Glauciane Nascimento, reforçou o trabalho feito em 2021 para um controle epidemiológico da pandemia na cidade. “O Município de Ouro Preto e região, por iniciativa da Secretaria de Saúde, contará com 20 leitos de UTI geral e isso impactará na diminuição da fila de espera da UTI geral, uma grande demanda da cidade”.

Ainda segundo Glauciane, outra alteração será no boletim epidemiológico, pois o cálculo da ocupação era feito com base nos 20 leitos de COVID e, agora, será feito com base em dez. “Isso aparentará no aumento da ocupação dos leitos, mas tranquilizo a população que não há nenhuma modificação no nosso cenário epidemiológico. A pandemia em nossa região está bem controlada, nossa capacidade de assistência garantida para os próximos dias e o número de casos é estável com tendência à melhora”.

Marcelo Oliveira, provedor do Hospital, ressaltou a harmonia de trabalho com o Executivo Municipal. “Estamos trabalhando junto com a Prefeitura de maneira muito boa, tranquila. A Santa Casa, desde que assumiu o hospital de campanha, tem dado conta de toda a demanda. Quero deixar a população tranquila que estamos atentos e com toda a situação sob controle em Ouro Preto”.

Com essa mudança, a Santa Casa de Ouro Preto permanece tendo 30 leitos de UTI para a região, sendo que a manutenção desses novos 10 leitos está sob responsabilidade da Prefeitura de Ouro Preto e garantindo um hospital bem equipado para atender Ouro Preto, Mariana e Itabirito.

Texto: Nathália Souza

Foto: Ane Souz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×