Veja quais seleções já estão na Copa do Mundo do Catar
Conheça as primeiras 13 classificadas ao Mundial

A Federação Internacional de Futebol (Fifa), entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta quarta-feira (15) o calendário da Copa do Mundo do Catar. A abertura será no dia 21 de novembro e a disputa da final, em 18 de dezembro de 2022. Em comparação às últimas edições da competição, o número de jogos por dia na fase de grupos aumentou de três para quatro. Desta forma, teremos todas as partidas desta primeira etapa em 12 dias, com previsão de quatro horários diferentes preestabelecidos: 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília). A Fifa, porém, admite fazer alteração após o sorteio final, que deverá acontecer em março, no mesmo ano do evento.
Segundo o comunicado oficial da Fifa, “uma vez que os jogos sejam conhecidos, será discutida a possibilidade de proporcionar um horário de partida mais benéfico para o público em casa, ou mesmo para os torcedores no Catar em relação à alocação do estádio. Essa flexibilidade adicional é possível sem afetar nenhum aspecto técnico, já que todos os estádios estão localizados em um raio compacto e o clima é perfeito nessa época do ano no Catar, seja em qualquer horário do dia. Além disso, isso potencialmente dará aos fãs a oportunidade de assistir a mais de uma partida por dia durante a fase de grupos”.
Abertura e final
Também foram definidos os jogos de abertura e a decisão. A estreia envolvendo os anfitriões será no estádio Al Bayt, com capacidade total de 60 mil espectadores. A arena leva o nome e a forma das tendas tradicionais usadas pelos povos nômades na região do Golfo.
Já o campeão do mundo de 2022 será conhecido no estádio Lusail, com capacidade total de 80 mil torcedores. O estádio conta com formas decorativas de tigelas encontradas em todos os países de origem árabe.
A Fifa ainda informa que a comercialização dos ingressos do chamado programa de hospitalidade começará no final do ano. O plano promete benefícios e serviços exclusivos para aqueles que o adquirirem. Já o público em geral que desejar assistir à Copa do Mundo presencialmente deverá esperar a entidade divulgar futuramente detalhes da aquisição de bilhetes.
VEJAM AS SELEÇÕES JA CONFIRMADAS
CATAR: A dona da casa, a seleção catariana jogará a copa pela a primeira vez. Todos os atletas jogam no futebol local. Pedro Miguel Carvalho Deus Correia, mais conhecido por Ró-Ró, é único jogador naturalizado do time. Pedro é de Portugal, atual no Al-Sadd Sport Club como zagueiro.
ALEMANHA: Depois do vexame de 2018 como favorita e sendo desclassificada na fase de grupos da copa, os germanos voltam, dessa vez com o técnico Hans-Dieter Flick, ex-Bayern de Munique, para ir bem no Catar. Nas Eliminatórias, foram nove vitórias em 10 partidas e classificação garantida com bastante facilidade.
ARGENTINA: Vivendo um bom momento com o técnico Scaloni, faz os argentinos acreditarem que o tri pode vir na despedida de Messi. Em 2022, o craque estará com 35 anos e dificilmente atuará na Copa conjunta de Estados Unidos, México e Canadá em 2026. A Argentina soma, atualmente, 26 partidas sem derrota.
BÉLGICA: Líder do ranking da Fifa, sem nunca ter conquistado um título, a Bélgica passou fácil pelas Eliminatórias. O desafio agora é superar o trauma de não superar decisões em jogos que valem taça.
BRASIL; Nunca o Brasil passou tamanha facilidade em uma Eliminatória. A classificação veio com seis jogos de antecedência e o técnico Tite pode aproveitar as partidas que restam para observar novos jogadores. Tite será o sexto técnico a treinar a Seleção Brasileira em mais de uma Copa. (A seleção brasileira, nunca ficou de fora em nenhuma edição da Copa)
CROÁCIA: Os quadriculados, são os atuais vice-campeões do mundo, só conseguiram a vaga direta na última rodada, vencendo a Rússia, em Split, por 1 a 0. A geração de Modric e Perisic vai para sua última Copa. Luka Modric ja está com 36 anos, e Ivan Perisic com 32.
DINAMARCA: Sensação das Eliminatórias e também da última Euro, os dinamarqueses sonham em ter de volta o craque Eriksen, na Copa do Catar. O meia sofreu uma parada cardíaca em campo, na partida contra a Finlândia, pela Eurocopa em junho. Ele foi reanimado ainda em campo e depois passou por uma cirurgia para implantação de um cardiodesfibrilador interno. De lá para cá, não voltou a jogar pois na Itália, onde veste a camisa da Inter de Milão, não é permitido que atue com este tipo de equipamento. Ele vem treinando de forma leve e pretende voltar a jogar no início da próxima temporada.
ESPANHA: Também saindo de forma vexatória da copa de 2018, se classificou na última rodada das Eliminatórias, ao derrotar a Suécia, em Sevilla, a Espanha mantém-se entre as favoritas ao título. Nas últimas competições, foi semifinalista da Euro e também da Liga das Nações.
FRANÇA: Hoje, os franceses são os principais candidatos ao título no Catar. A base campeã na Rússia está mantida e com a confiança reforçada pela campanha nas Eliminatórias e pelo recente título da Liga das Nações.
HOLANDA: Ausente em 2018, a Holanda está longe de ser confiável como o time vice-campeão de 2010 ou o semifinalista de 2014. Mas com Van Dijk na defesa, De Jong e Depay do meio para a frente, é bom ficar de olho.
INGLATERRA: A crença é de que agora vai. Os inventores do futebol só ganharam uma Copa, a de 1966, e em casa. Mas ninguém duvida que a geração de Kane, Foden, Pickford e Arnold é a melhor desde Lineker, Shilton e Gascoigne, entre outros.
SÉRVIA: Na última rodada das Eliminatórias, os sérvios entraram com uma missão complicada: vencer Portugal fora de casa. E não é que conseguiram? Foi dramático, de virada, aos 45 minutos do segundo tempo, com gol de Mitrovic. Agora, foco em pensar da primeira fase no Catar. Em 2010 e 2018, não deu.
SUÍÇA: Como os sérvios, os suíços entraram na última rodada atrás da favorita Itália. Mas foram competentes diante da Bulgária enquanto os italianos tropeçavam na Irlanda do Norte. Será a quinta Copa consecutiva da Suíça. Em três das quatro anteriores, chegou às oitavas de final.
Seleções que ainda tem chances de ir
Nas eliminatórias da Europa ainda tem a repescagem, e algumas seleções fortes que ainda não se classificaram, podem garantir uma vaga. Polônia de Robert Lewandowski, Suécia de Emil Forsberg, Itália de Immobile, Portugal de Cristiano Ronaldo. A repescagem acontecerá no dia 24 de janeiro,
Escócia x
Ucrânia
QUI 24/03/2022 CARDIFF CITY 16:45
País de Gales x
Áustria
QUI 24/03/2022 MOSCOU – LUJNIKI 14:00
Rússia x
Polônia
Suécia X
República Tcheca
QUI 24/03/2022 LA FAVORITA 16:45
Itália x
Macedônia do Norte
QUI 24/03/2022 DRAGÃO 16:45
Portugal x
Turquia
-
gauchazh.clicrbs.com.br
- Agencia Brasil