GeralItabiritoItabirito Urgente

Itabirito Urgente: vereador questiona necessidade de obra em asfalto no Bela Vista

As obras em um asfalto na Avenida Manoel Salvador de Oliveira, no bairro Bela Vista e a precariedade da rua João Faria Gurgel, no bairro Santa Rita, em Itabirito, na região central de Minas Gerais, foi tema de discussão do último Itabirito Urgente, exibido na noite desta sexta-feira (22).

De acordo com o apresentador do programa e vereador Anderson Martins (MDB), ademais das condições em que se encontram o asfalto na rua que está em obras no Bela Vista, existem outras prioridades na cidade.

“Há vários pontos críticos na cidade e, segundo a Prefeitura, são mais de 90 pontos a serem reconstruídos pela máquina pública, com dinheiro do governo federal e da arrecadação de impostos em nosso município. Nós temos vários pontos que não têm asfalto. Temos ruas sem pavimentação. No momento em que estamos hoje, seria prioridade arrancar esse solo, que está bem danificado. É possível ver que essa massa asfáltica precisa de reparos. Mas tirar tudo isso para colocar uma nova massa asfáltica é prioridade?”, iniciou o vereador, em reportagem exibida no programa.

Anderson afirmou que, em contato com moradores do Bela Vista, ouviu relatos sobre o porquê de não terem feito uma obra dessa natureza, em uma localidade que de fato precisa, com mais urgência, de um asfalto. “Será que está faltando planejamento? O que será que falta? Eu conversei com alguns moradores e eles ressaltaram que não havia necessidade de arrancar esse asfalto. Mas, aquilo que foi licitado, tem que ser aplicado. Alguém tem que ganhar com isso, mas a prioridade em ganhar teria que ser a população. […] tem muitos bairros que merecem uma massa asfáltica, porque ainda estão com estradas de terra. Como a rua Virgílio Gonçalves, no bairro São José, e outros lugares, como no bairro Munu. É isso que me preocupa”, disse o apresentador.

O jornalista e vereador ressaltou que a missão da empresa é executar o trabalho, mas que é preciso falar sobre a execução desse serviço. “A prioridade, em todo o tempo, tem que ser o povo e não os interesses políticos. Uma das coisas que temos que buscar conhecimento, tecnicamente, é saber sobre a qualidade desse asfalto que está sendo aplicado. Nós temos que acompanhar”, reiterou.

Obra na Avenida Manoel Salvador de Oliveira, no Bela Vista. Foto: reprodução/Itabirito Urgente (Sou Notícia).

Já na rua João Faria Gurgel, no bairro Santa Rita, o vereador problematizou a precariedade do asfalto e comparou com as condições da massa asfáltica do local que passa por obra no Bela Vista. “Qual a diferença desse asfalto aqui, que tem menos de um ano, para aquele asfalto que está sendo retirado do Bela Vista? A prioridade aqui, na rua João Faria Gurgel, seria um quebra-molas, algo que a Secretaria de Segurança e Trânsito disse que ia resolver e, até hoje, não resolveu. A realidade aqui é essa. O asfalto foi colocado e eu não estou falando em 100 mil reais. Falo sobre algo que gira em torno de milhões de reais”, refletiu o vereador Anderson.

“Eles colocam um asfalto por meio de uma empreiteira que ganhou uma licitação. O Saae vem e tira esse asfalto, colocando depois um asfalto inferior. É a mesma coisa que você pegar uma calça com pano bom e remendar com pano ruim. E eu vou continuar fazendo meu trabalho, doa a quem doer”, frisou.

Rua João Faria Gurgel, no bairro Santa Rita. Foto: reprodução/Itabirito Urgente (Sou Notícia).

Fabrício, um morador do bairro Itaubira, falou com a reportagem do Sou Notícia sobre a obra no Bela Vista. “O bairro aqui tem alguns pontos que precisam de melhorias; de pavimentação. Há pontos que nem têm pavimentação e tem um ponto na minha rua, que eu abri um protocolo, no dia 25 de março, por um serviço feito pelo Saae, e até hoje não foi refeita a pavimentação. Eu acho que eles deveriam reavaliar na cidade toda essas condições de pavimentação, porque tirar o asfalto de um lugar que já está pavimentado pra colocar novamente, enquanto há outros que precisam de pavimentação, não justifica”, disse o entrevistado.

O vereador lembrou da rua Wilson Marques dos Reis, no Itaubira, onde há um ponto sem asfalto, e Fabrício deu sua opinião sobre as prioridades que a prefeitura deveria ter. “Tem que ter uma avaliação melhor, se é necessário refazer uma área que já está pavimentada, ou outra em que as pessoas estão na terra, podendo até desenvolver doenças respiratórias”, disse o morador do Itaubira.

Caminhando pela rua Wilson Marques dos Reis, o vereador falou sobre as condições do local.  “A prioridade é honrar as pessoas, numa cidade que tem um PIB, produto interno bruto, quase na casa dos 3 bilhões de reais. Estrada de terra, conseguimos ver que tem minério jogado, uma terra batida. Quando sobe a poeira, acontece o que aconteceu na última quinta-feira, com a UPA superlotada, e pessoas com problemas respiratórios, doenças que podem ser combatidas com a prioridade da massa asfáltica”, enfatizou.

Marcelo, também morador do Itaubira, está indignado com a falta de atenção da Prefeitura de Itabirito ao bairro. “Aqui não tem asfalto. Arrancou tudo com a enxurrada. Eles vieram (servidores da prefeitura) e fizeram uma gambiarra. Acabou arrancando tudo de novo e estamos na mesma situação: asfalto todo quebrado, não temos um ponto de ônibus aqui. O bairro está esquecido. E lá em baixo (Bela Vista) estão arrancando asfalto que não é preciso; que não é caso de urgência”, disse.

A esposa de Marcelo também falou com a equipe do Sou Notícia. “Eu quero pedir ajuda ao prefeito. Estamos todos no prejuízo. Eu queria que eles olhassem pro nosso bairro, porque estamos precisando de ajuda. Muitos desempregados aqui”, pontou.

Giro de Notícias

No quadro Giro de Notícias, foram relembradas algumas das principais matérias que se destacaram no Sou Notícia. Começando pela informação divulgada nesta sexta-feira, de que pacientes da UPA de Itabirito relataram demora no atendimento. De acordo com as reclamações, a fila de espera estava grande e o local ficou superlotado de pessoas. É importante dizer que a UPA está sobrecarregada em função do fechamento das Unidades Básicas de Saúde, que estão em recesso e só voltam a funcionar na segunda-feira. A Equipe da UPA assumiu a lotação do espaço e disse que o atendimento acontecia, sendo feito por 5 médicos, atendendo a população.

Outra notícia que repercutiu foi a prisão de um homem, suspeito de estuprar a enteada, uma menina de apenas de 11 anos, na tarde da última quinta-feira (21). O padrasto teria ficado responsável por cuidar da criança, enquanto a mãe da menina havia saído pra trabalhar, quando o abuso sexual aconteceu. A menina conseguiu pedir ajuda de familiares, que acionaram a Polícia Militar. O homem foi capturado pelos militares e a vítima foi encaminhada para a UPA de Itabirito.

Também na quinta-feira, uma tentativa de assalto aconteceu durante a noite, no bairro Agostinho Rodrigues. Um motociclista tentou roubar o celular de uma jovem que chegava. A menina foi salva por um carro que passava no local e que teria assustado o homem. O motociclista fugiu do local e a mãe da vítima reclama sobre um poste que se encontra sem luz na proximidade da residência, deixando a rua escura e perigosa, em razão do fácil acesso do local à BR-356.

Itabirito registrou casos da síndrome mão-pé-boca, uma doença que afeta crianças menores de 5 anos, causando febre alta, faringite, bolhas nos pés e nas mãos, nádegas e região genital. Ainda pode ocasionar dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar, irritabilidade, vômito, diarreia e até a perda de apetite, bem como, apresentar dificuldade de engolir e muita salivação. Portanto, pais, responsáveis e cuidadores de crianças: é importante ficar em alerta.

Um homem em situação de rua foi covardemente espancado e teve o corpo queimado em Ouro Preto, na última terça-feira. Moisés Salame está em estado grave após ser atacado no bairro Alto da Cruz. Ele teve politraumatismo e queimaduras de segundo e terceiro graus nas pernas e em um dos braços. A polícia militar conseguiu prender o suspeito pela agressão, que já tem ficha criminal.

Troco solidário em Itabirito: Quem fizer compras no Supermercados BH de Itabirito pode doar o troco para o Hospital São Vicente de Paulo. Basta manifestar que deseja doar qualquer quantia nos caixas do supermercado, ajudando o hospital a seguir com seu atendimento de qualidade, beneficiando a população da cidade. Uma iniciativa dos vereadores Anderson Martins, Arnaldo, Daniel Sudano, Danilo Grilo, Léo do Social, Lucas do Zé Maria e Juninho.

Confira a edição do Itabirito Urgente desta sexta-feira (22):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×