Há três casos confirmados de dengue e outros três casos sendo investigados em Itabirito, na região central de Minas Gerais.
A informação foi repassada ao Sou Notícia por Thaís Ribeiro Guimarães, da Vigilância Ambiental de Itabirito. De acordo com a profissional, uma sequência de borrifação de inseticida contra a dengue está sendo realizada nas proximidades das residências dos casos confirmados.
“O fumacê é mais uma ação de combate ao vírus em áreas com mais riscos. Nós usamos ele para bloqueio da dengue em um raio de 150 metros de onde se encontram as pessoas infectadas. É por isso que não podemos fazer a borrifação em outros lugares da cidade”, afirma Thaís.
Nesta terça-feira (26), haverá aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV), a borrifação do inseticida contra a dengue, na área central de Itabirito, em combate ao mosquito adulto. As medidas acontecem em um momento que o país inteiro registra aumento de casos de dengue. Desde janeiro, por exemplo, o Brasil já contabiliza mais de 323 mil casos, com 79 óbitos, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
Causada pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue pode provocar hepatite, insuficiência renal, agravamento de problemas cardíacos e distúrbios neurológicos, levando até a morte. Por isso, é importante ter cuidados diários para combater o mosquito.
O inseto pode se reproduzir por meio da água parada em pratos de vasos de plantas, calhas, caixa d’água, e garrafas. “É importante que a população esteja atenta para combater o vírus”, reforça Thaís.
É recomendável ter atenção a todos os recipientes que podem servir como criadouros do mosquito, com a água parada. Portas e janelas devem permanecer fechadas durante o nascer e o pôr do sol. Calhas devem estar sempre limpas e as lixeiras devidamente tampadas. Caixas d’água e tonéis precisam estar tampados. É importante que o terreno da casa esteja limpo e sem entulhos. Garrafas devem estar sempre viradas com a boca para baixo.
Outras informações sobre prevenção e combate da dengue podem ser obtidas no site da Unicef.