Os vereadores de Itabirito discutiram, na última reunião da Câmara Municipal, realizada nessa segunda-feira (04), sobre o Projeto de Lei 102/2022, que autoriza o município a efetuar repasse financeiro para o Itabirito Futebol Clube, representado pela Sociedade Anônima de Futebol (SAF), time que vai disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, também conhecido como “Terceirona” ou série C.
O vereador Dr. Edson (Republicanos), por exemplo, levantou questionamentos sobre o planejamento financeiro do Itabirito Futebol Clube. “O projeto que está entrando nesta Casa prevê um repasse de R$ 130 mil por mês para o Itabirito Futebol Clube. E quando a gente fala de SAF, é uma nova Lei no Brasil, estamos falando de empresa. Então, essa empresa, denominada Itabirito Futebol Clube, vai receber do município essa quantia por mês, com algumas contrapartidas, que precisam ser debatidas e discutidas aqui, nesta Casa“, iniciou.
“Essa empresa Itabirito Futebol Clube precisa apresentar aqui o planejamento financeiro, para nós sabermos se esses R$ 130 mil estão condizentes ou se estão superestimados. Nós não temos informações quanto a isso e precisamos discutir. A empresa conta com o patrocínio do Grupo Avante. Quanto que o Grupo Avante está aportando também neste projeto? A empresa também conta com apoio da Mineração Herculano. Quanto a Mineração Herculano está aportando neste projeto? Eu sei que todos gostam de futebol. Eu também gosto. Mas por que é importante falar disso? Porque o município não fez as obras de contenção, como o Renê colocou, a luz no Acuruí ainda não chegou; não fez a retirada de terra dos imóveis; não tem solução para os feirantes; não fez a rede de esgoto do bairro Meu Sítio e do bairro Portões; não tem projeto de moradia popular. Os piscinões vão ficar só no campo das ideias, porque não vão sair do papel. Mas, como projeto de urgência que chega aqui nesta Casa, não sei porque da urgência; não entendo isso como algo urgente, de auxílio financeiro para essa empresa recém-fundada. Não é uma empresa que já está consolidada; que já tem expertise nesta cidade. É algo que precisa ser discutido”, enfatizou Dr. Edson.
O vereador Max Fortes (DEM) também falou brevemente sobre o auxílio financeiro solicitado pelo Executivo ao Itabirito Futebol Clube. “Pode ter o time de futebol, mas tem que ter o viaduto ligando o bairro Country”, comparou.
Paulinho (Republicanos) falou que é preciso entender se há legalidade. “Não temos um campo público municipal e vamos fazer o aporte pro Itabirito Futebol Clube. Eu não sou contra. Dentro da legalidade, eu acho importante esse projeto passar pelos pareceres dentro da Câmara e acredito que vai ter trabalho, porque a SAF é muito nova no Brasil. Temos que saber se isso é legal; se é permitido. Mas e o campo público municipal? Vai ser uma realidade ou não vai? Vai investir nos clubes amadores?”, indagou.
O vereador Daniel Sudano (Cidadania) defendeu a importância do Itabirito FC para a cidade. “Muita gente questionou se não ia ter ninguém de Itabirito jogando no Itabirito Futebol Clube, mas o time vai começar já com jogadores profissionais, porque o campeonato já inicia em agosto. Então, não daria tempo de pegar a meninada de Itabirito pra jogar logo de cara o profissional, mas já teve a seletiva oficial no campo do Esperança. A SAF vai estar investindo nas categorias de base, nas escolinhas, por isso é uma iniciativa que o Executivo solicitou. Então, logo logo vai ser iniciada a construção de arquibancadas lá no Esperança. Então, por isso, foi feita a contratação de jogadores profissionais”, disse Daniel.
O vereador Anderson Martins (MDB) também ressaltou o alto potencial do Itabirito FC de elevar o nome da cidade para outros lugares e afirmou que apoia a iniciativa.
“Eu fui ao jogo que aconteceu entre o Esperança e o Athletic. O Athletic está até disputando a série A do Campeonato Mineiro. O que me chamou a atenção foi o patrocínio que estava escrito na camisa do Athletic: Prefeitura Municipal de São João del Rei. Então, eu quero deixar claro aqui para os nossos edis que o nosso papel realmente é ver se está certo ou errado. Agora, se tem legalidade, se a prefeitura não está cometendo nenhum crime de improbidade administrativa, tem o apoio do vereador Pastor Anderson, porque eu tenho certeza que esse time de futebol, o Itabirito Futebol Clube, vai despertar atenção da população itabiritense, das cidades vizinhas, do estado de Minas Gerais, da grande mídia. Nós iremos colocar o futebol no topo. Eu sempre defendi isso. A oposição parece um ninho de maritacas: um fala e o outro repete”, argumentou o vereador.