
Menos de dois meses após o disparo acidental de uma sirene da barragem Paciência que assustou a população do Acuruí, distrito de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, caso que aconteceu em 25 de maio, a empresa Jaguar Mining, responsável pela barragem, voltou a acionar um sirene equivocadamente, na noite desse domingo (10).
A população da comunidade de Acuruí ficou assustada diante de mais um acionamento de sirene, já que a medida é tomada em casos extremos, quando há rompimento de barragem e risco à vida humana.
“A empresa Jaguar novamente comete falha inadmissível em soar a sirene de emergência da barragem Paciência, colocando os moradores locais que vivem em área de risco sob extremo pavor e medo. Já é a 2ª vez que a sirene dispara em altas horas deixando os moradores em pânico”, disse um morador.
O vereador Anderson Martins (MDB) entrou em contato com a Defesa Civil Estadual, solicitando que as medidas cabíveis contra a empresa sejam tomadas.
Em uma live realizada na página do Sou Notícia no Facebook, o vereador narrou os fatos e deu sua opinião.
Jaguar se pronuncia
Em nota, a empresa Jaguar lamentou o ocorrido, afirmando que o houve um novo disparo acidental da sirene e que os órgãos oficiais foram notificados sobre o caso. A Jaguar ainda informou que iniciou uma análise técnica para buscar as causas do acionamento equivocado. A empresa reforçou também que a barragem encontra-se em segurança, sendo diariamente monitorada. “Lamentamos profundamente pelo acionamento acidental e pedimos desculpas aos moradores da comunidade de Acuruí”, disse a Jaguar.