
Não é novidade que, muito além de um evento que valoriza a cultura, a Julifest é também um importante evento para a economia da cidade, seja pela geração temporária de postos de trabalho; pelo dinheiro gasto pelos turistas com hospedagens e demais despesas; e também pela receita que é gerada para as associações comunitárias, que atuam em barraquinhas e, durante os dias de festa, arrecadam recursos que, posteriormente, serão usados para benefícios nas próprias comunidades.
É por isso que a retomada do evento é celebrada pelas associações comunitárias de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Com 50% decorrido do evento, o saldo já é bastante positivo, segundo os representantes das associações que foram entrevistados pelo Sou Notícia.
Gutierrez
De acordo com Altair, conhecido como “Zelão”, presidente da Associação Comunitária do Gutierrez, a arrecadação da barraquinha está ótima
“Nós estamos com uma boa expectativa, esperando um bom aproveitamento, um bom público. Queremos angariar um bom valor para podermos acompanhar nossa comunidade. Nós estamos em construção, então precisamos conseguir fundos. Tivemos uma arrecadação muito boa no primeiro dia, graças a Deus não tivemos problemas. Que essa Julifest renda muitos frutos para nós”, destacou Zelão.

“Nosso diferencial, com certeza, é o atendimento. O pessoal está muito alegre; muito feliz em estar aqui. A nossa comunidade se uniu à nossa causa. Fizemos a única barraca de pau a pique desta edição. Todos aqui são voluntários e da nossa própria comunidade. Isso só nos engrandece e eu, como presidente, fico muito honrado. Estamos juntos para fazer uma grande Julifest”, disse.
Monte Verde/Veneza
José Geraldo, tesoureiro da Associação Comunitária do Monte Verde e Veneza, falou com o Sou Notícia sobre o evento. “A expectativa é muito grande. Estamos recebendo um grande apoio da Prefeitura de Itabirito; o pessoal do Social com muita dedicação e paciência, ensinando a todos a forma correta de trabalhar. Já está dando tudo certo. O que arrecadarmos aqui vai ser tudo revertido para o bairro. O nosso presidente que hoje está afastado, por problemas de saúde, tem vários projetos sociais. Estamos torcendo pela recuperação do Luiz, um homem de bem, preocupado com o social; 24 horas querendo fazer o bem, principalmente para os moradores do bairro”, afirmou.

“Temos em nossa barraquinha o tropeiro da Nilda, que tem gente que vem de longe só pra degustar, porque conhece e sabe que é muito bom, fora a alegria aqui dos voluntários em atender todo o público que vem pra essa festa. Só temos a agradecer”, disse José Geraldo.
Água Limpa
Raione Aiala Teotônio, presidente da Associação Solidária Balneário Água Limpa Itabirito, ressaltou o sucesso da festa até o momento.
“Esses dois primeiros dias já superaram todas as nossas expectativas. Dizem que no primeiro dia foi recorde da Julifest. Está sendo uma festa linda, maravilhosa, depois de muito tempo sem poder ter o evento, que já é uma tradição na cidade. Principalmente pra nós, do Água Limpa, é um prazer enorme participar pela primeira vez da Julifest e estamos recebendo vários elogios da estrutura da nossa barraca. Só gratidão”, enfatizou.

“Ao final do evento, vamos contabilizar nossa arrecadação, para sabermos o que vai ser feito com o valor. Tendo em vista que é a nossa primeira vez aqui no evento, nós fizemos o possível e o impossível para dar nosso melhor. Temos como diferencial a alegria e o bom atendimento, além da caracterização de todos os atendentes. Estamos buscando fazer um trabalho diferenciado nesta Julifest”, argumentou Raione.
Pedro Góis/São José
Para Francisco de Assis Lima, presidente da Associação Comunitária Pedro Góis/São José, “a festa está muito bem organizada e tivemos mais recursos este ano. Primeiramente, com o valor aqui arrecadado, vamos pagar nossas dívidas, porque nos últimos três anos não tivemos arrecadação. Ainda temos algumas melhorias para fazer, como comprar freezer, mesas e cadeiras”, informou.

“Nosso diferencial é que somos os mais antigos na festa. Desde quando foi criada a Julifest, o Pedro Góis está presente. Sempre com muita disposição e qualidade no atendimento, pra fazer a diferença nesse evento que é tão importante pra nossa cidade e pra nossa associação”, pontuou Francisco.
Lourdes
Robinson Ciccone Michel, presidente da Associação Comunitária Nossa Senhora de Lourdes, afirmou que um dos objetivos após a Julifest é começar a inserir a associação na comunidade de Lourdes.
“Nem é mais expectativa: é uma realidade. A Julifest já surpreendeu. Estamos todos satisfeitos. Eu tenho amizade com todas as barracas; com todos os presidentes, e estão todos muito alegres. Nós não temos uma sede própria e estamos vindo de uma dívida. Com o valor arrecadado, vamos suprir o caixa e programar ações sociais, como comprar cadeira de rodas, colchões, muletas, dentre outras coisas que poderão ser úteis para a comunidade como um todo. Estamos buscando começar a inserir a associação na comunidade”, afirmou.
“Todas as barracas têm seu carisma; seu know-how. Nosso diferencial é o atendimento, os salgados e o tropeiro da melhor cozinheira de Itabirito. Está tudo bem diversificado. Estamos aqui prontos pra receber todos”, completou Robinson.
São Gonçalo do Bação
Vicente de Paulo Seabra da Rocha, presidente da Associação Comunitária de São Gonçalo do Bação, revelou que o objetivo da comunidade é mostrar um pouco de São Gonçalo do Bação à população de Itabirito e aos turistas.
“Nossa expectativa é integrar mais a comunidade ao centro de Itabirito; à comunidade de Itabirito, porque, como estamos em uma área rural, ficamos um pouco afastados da cidade sede. Nosso objetivo é mostrar o São Gonçalo do Bação para o povo de Itabirito e para os turistas, gente que vem de Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, dentre outras cidades da região”, disse.

“Temos como objetivo usar o dinheiro arrecadado na Julifest com o social, principalmente com o esporte e promoção de ações sociais. Todo o envolvimento aqui na barraquinha tem ligação com a comunidade local. Nós privilegiamos nosso povo e trouxemos a arquitetura da localidade. A ideia na construção da barraquinha foi reproduzir a Igreja de São Gonçalo do Bação”, frisou Vicente.
Quinta dos Inconfidentes/Country
William Gotelipe Silva (Kabêlo), presidente da Associação Comunitária do Quinta dos Inconfidentes, disse que pretende terminar as obras no prédio da associação.
“Estamos esperando que dê muito lucro; que o povo invista bastante. Torcendo para que seja uma festa sadia. Nós passamos por tantas tragédias e coisas ruins, agora é hora de curtir a festa e que Deus abençoe a todos. Nós queremos terminar a construção do nosso prédio. Ele é muito grande e bom, mas ainda não tem acabamento. Nos reunimos e o povo abraçou nossa causa. Estamos aqui com 95% de voluntários, para que possamos juntar mais dinheiro. Sei que no final vai dar tudo certo”, afirmou.

“Todo dia, a primeira coisa que fazemos ao chegar aqui é orar. Eu peço ao pessoal para estarmos em harmonia, trabalhando felizes e de coração aberto. Estamos valorizando tudo que temos na nossa comunidade. O pastel de angu é de lá, assim como a cachaça. A costureira é da nossa comunidade, tudo é de lá. Essa é uma forma de valorizar o que temos de melhor”, destacou William.
Jan Hasek/Cohab

Leandro Gomes de Oliveira, presidente da Associação de Apoio Comunitário do Conjunto Habitacional Jan Hasek, reforçou que deseja proporcionar mais melhorias para a comunidade, com o valor que for arrecadado na Julifest 2022.
“A expectativa é muito boa. Esse é nosso primeiro ano aqui e estamos esperando que continue bom. A tendência é só melhorar, cada vez mais. Nossa ideia é reformar o salão, dando ainda mais melhorias para a população. Temos como diferencial um atendimento de qualidade, além da comida, com várias opções pra servir ao povo”, disse Leandro.
Programação deste sábado
Várias apresentações vão acontecer ao longo deste sábado (16), incluindo grandes nomes do cenário musical brasileiro, como o sambista Dudu Nobre, a banda Lagum e o Dennis DJ. Confira abaixo a programação:
Tarde
13H00 – Pedro Lucas (sertanejo)
14H00 – Bloco Axé Igbá
15H00 – Pirulito da Vila (Samba)
16H00 – Letícia Garcia (Samba)
17H00 – Dudu Nobre
Noite
19H30 – Quadrilha São Gererê
20H00 – Paulinho Sacra e Daniel B. (Pop Rock)
21H00 – Lagum
22H30 – Axé Mais
23H30 – Dennis DJ
01H00 – Vivi e Letícia (Forró)