O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) será reinaugurado no dia 1º de setembro em novo endereço. Após ser impactado pelas chuvas e enchente de janeiro deste ano, quando a sede era na área central da cidade, o CAC passará a funcionar no bairro Santa Efigênia.
O CAC é responsável pelo serviço de emissão de carteira de identidade, além de outras demandas, como internet popular, confecção de currículos e impressão de boletos.
Os serviços estavam comprometidos pela perda de equipamentos após a enchente que atingiu a cidade. Na última reunião da Câmara Municipal de Itabirito, o presidente Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) comentou sobre a situação do CAC.
“Eu trago aqui uma informação sobre o CAC, preferencialmente sobre a confecção das identidades. É sabido por todos da dificuldade que enfrentamos em janeiro com as chuvas. Perdemos tudo. Nós optamos, e não seria diferente, pra uma nova casa, porque ali já havia ficado muito difícil. O processo foi se arrastando. O estado, num todo, desestruturou. Nós precisávamos capacitar, as pessoas não tinham curso. Foi isso que aconteceu há uns 60 dias. Já temos uma pessoa capacitada, da Câmara, para estar fazendo esse trabalho. Então, estamos nessa fase de organização”, afirmou o presidente da Câmara.
De acordo com o edil, aproximadamente 50 carteiras de identidade serão confeccionadas por semana com a retomada do CAC.
“Nós recebemos uma listagem de 380 pessoas que estavam cadastradas, no ano passado, para fazer a identidade. E agora, tão logo começamos a fazer a identidade, nós conseguimos, porque ainda é um processo muito novo, fazer nove identidades por dia, e possivelmente vamos passar para 10 ou 11 identidades por dia. Nós estamos com apenas um equipamento, fornecido pela Secretaria de Segurança. Tentamos ver se conseguíamos mais um: não tem. E agora vamos comprar mais um kit, para que possam trabalhar duas pessoas. Temos condições de fazer, a partir de 1º de setembro, no mínimo, 50 identidades por semana”, informou.
Novas vagas serão abertas a partir de 1º de setembro para emissão de carteira de identidade. Será possível fazer a inscrição presencialmente, na nova sede do CAC, na rua José Benedito, 189, 3º andar, no bairro Santa Efigênia, ou pelos telefones 3561-1866 e 3979-3410.
Caso haja urgência na confecção do documento, o cidadão pode se dirigir ao CAC para que a situação seja analisada. “Desde o início do ano, demos prioridade ao retorno do CAC. Infelizmente, encontramos algumas dificuldades para abrir as portas do Centro. Mas, agora, ele retorna ainda melhor: com mais acessibilidade, equipamentos novos e com mais servidores realizando a confecção da carteira de identidade. Daqui pra frente vai ser muito mais rápido e fácil ter o RG nas mãos”, afirma o presidente da Câmara de Itabirito, Arnaldo dos Santos. Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Itabirito.