GeralItabirito

Itabirito: criança precisa de vaga em hospital de BH e família relata angústia à espera de transferência

A família de Pietro Emanoel da Silva, de apenas 4 anos, está vivendo momentos de angústia enquanto espera por uma vaga em qualquer hospital de Belo Horizonte que tenha suporte para atender a criança. Pietro está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, desde a última segunda-feira (29), com problema intestinal.

De acordo com o relatório médico, a criança está com dor abdominal, de instalação súbita, com relato de invaginação intestinal quando tinha 1 ano de idade. A invaginação intestinal é uma condição grave na qual uma parte do intestino desliza para dentro de outra, podendo interromper a passagem de sangue para essa porção e causando obstrução, perfuração do intestino ou até morte dos tecidos.

Angústia da mãe

Segundo Taiara da Silva Teixeira, mãe de Pietro, o garoto precisará passar pela cirurgia pela segunda vez, já que ele foi operado quando tinha 1 ano. “Ele está internado desde segunda, 11 da manhã. Está de dieta suspensa, até hoje aguardando a vaga. Já é segunda vez que ele tem que passar por essa cirurgia. A primeira, ele fez quando tinha um ano de vida. Estou de mãos atadas, sem saber o que fazer. Eu só preciso da vaga para meu filho, por favor”, implora.

Taiara vive uma angústia pela espera de uma vaga para seu filho em hospitais da capital mineira. “Agora ele perdeu acesso, já deixei furar o pescoço dele duas vezes. Além de tudo, ele dá convulsão se sentir muita dor. Eu só peço ajuda para achar vaga, só isso que preciso. Não é possível nenhum hospital não ter vaga. Trata-se de uma criança, não é animal”, revolta-se a mãe de Pietro.

Uma tia da criança que também entrou em contato com o Sou Notícia pediu que todos possam orar pelo restabelecimento da saúde de Pietro e para que a vaga seja viabilizada o quanto antes.

Resposta da Secretaria de Saúde

O Sou Notícia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, para entender melhor os motivos pelos quais a transferência do pequeno Pietro está demorando, tendo em vista a gravidade do caso.

De acordo com a secretária de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino, o caso já está sendo acompanhado pela Secretaria, que vem tentando conseguir uma vaga para Pietro em algum hospital que possa fazer o procedimento médico.

Cleusa afirmou que o município já pediu vaga em todos os hospitais de Belo Horizonte, mas ainda não conseguiu resolver a situação porque os hospitais não têm vagas. A secretária disse que sabe do quadro de Pietro, que ele já passou por uma cirurgia quando tinha 1 ano, e que nesta quarta-feira (31), um bebê que também estava aguardando vaga acabou conseguindo ser transferido.

A secretária de Saúde alegou que entende o desespero da mãe e que a Prefeitura de Itabirito seguirá empenhada em conseguir uma vaga para Pietro o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×