GeralItabirito

Dinho, da banda Mistura Brasileira, é encontrado morto em Itabirito

José Antônio da Silva, 57 anos, mais conhecido como Dinho, advogado e ex-integrante da extinta banda Mistura Brasileira, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (14), em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.

O corpo foi localizado em uma estrada rural próxima à subestação da Cemig. A perícia esteve no local e ainda vai investigar a dinâmica da morte. A hipótese é de que trata-se de um caso de autoextermínio.

Dinho era muito querido pela população de Itabirito, conhecido pelas várias festas nas quais se apresentou. Ele deixa três filhos. “Minha metade, filho do coração, irmão. E agora?”, lamentou uma irmã de Dinho nas redes sociais.

O corpo será velado nesta quinta-feira (15), entre 7h30 e 10h, no Cemitério Parque da Esperança, situado na Avenida Queiroz Júnior, 3550, bairro Esperança.

A equipe do Sou Notícia lamenta profundamente o falecimento de Dinho e solidariza-se com toda sua família e amigos neste momento de dor.

Dinho ficou conhecido por fazer parte da banda Mistura Brasileira. Foto: Reprodução.

Setembro Amarelo

É por isso que se faz importante discutir sobre a depressão e o suicídio durante o ano inteiro. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa do Setembro Amarelo acontece durante todo o ano.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

É um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece acolhimento emocional por meio de conselhos, ouvindo o que as pessoas têm a dizer e oferecendo algum tipo de consolo. As pessoas que se sentem com tendências suicidas não devem tentar lidar com este sentimento sozinhas. Falar com a família, amigos, voluntários da CVV ou um médico são opções de ajuda.

Voluntários do CVV estão preparados para oferecer apoio emocional, de forma gratuita e sigilosa, a todos que precisarem, pelo número 188, todos os dias 24 horas. Na internet, os contatos são pelo facebook.com/cvvoficial ou pelo site: www.cvv.org.br.

Pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio devem ligar para o número e conversar com voluntários da instituição.

Se você quer saber mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo e se atualizar sobre como ajudar uma pessoa que está enfrentando uma depressão, acesse www.setembroamarelo.com.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×