Belo HorizonteGeral

UFMG é a universidade federal mais bem avaliada do Brasil, segundo avaliação do Inep

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mantém posição como a universidade federal mais bem avaliada do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A universidade mantém o IGC máximo desde 2007 e, na edição de 2021, alcançou o valor contínuo de 4,368 no levantamento, o mais elevado entre todas as federais do país.

O IGC é um dos principais indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para atestar a qualidade das instituições. A UFMG também é avaliada com o Conceito Institucional (CI) máximo, 5, nota recebida no processo de recredenciamento institucional pelo qual passou em 2017.

A avaliação considera a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação dos últimos três anos e é referência para a definição de políticas públicas e autoavaliação institucional, além de ser utilizada pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos.

Segundo a reitora Sandra Goulart Almeida, o resultado é motivo de orgulho para a UFMG e reflete a qualidade do trabalho coletivo desenvolvido na universidade. Ela acrescenta que o desempenho dos cursos é resultado de trabalho de muitos anos, feito por toda a comunidade universitária.

O pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira, ressalta que a avaliação reflete o percurso curricular cumprido durante a pandemia, com aulas remotas ou em regime híbrido. Ele destaca também que o desempenho favorável de alguns cursos, na comparação com outros similares no país, reforça que a universidade está no caminho certo.

Além disso, o Inep divulgou o indicador CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação presenciais da UFMG que realizaram o Enade 2021, sendo que todos os 23 cursos apresentaram ótimo desempenho, alcançando conceito 4 ou 5.

Dos 23 cursos participantes, 19 aumentaram suas notas em relação ao conceito contínuo. Ciência da Computação e Química, tanto bacharelado quanto licenciatura, obtiveram conceito 5. O curso de Filosofia Licenciatura apresentou evolução importante: seu conceito subiu de 3 para 4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo