Opinião – Empate na estreia do Itabirito FC no Campeonato Mineiro do Módulo 2: análise e perspectivas
Estudante de Educação Física, Luiz Fernando Soares Silva comenta sobre o jogo de estreia do Gato-do-mato no Módulo 2 do Campeonato Mineiro.
por Luiz Fernando Soares Silva
O Itabirito Futebol Clube estreou neste sábado (29) com o empate em 2 a 2 contra a equipe do North Esporte Clube, partida válida pelo Campeonato Mineiro do Módulo 2, divisão de acesso à elite do futebol estadual.
O primeiro gol da partida saiu logo aos 12 minutos da etapa inicial, quando o North recuperou a bola, ainda em seu campo de defesa, com o experiente Jorge Henrique, aquele mesmo ex-Corinthians. Em um contra-ataque rápido pela ponta direita, o lateral Ednei alçou a bola na área e Jonathan Reis abriu o placar para a equipe do North.
O placar se manteve durante todo o primeiro tempo, onde o Itabirito teve dificuldades para criar jogadas e interceptar os rápidos contra-ataques da equipe adversária.
Para o segundo tempo, o Itabirito voltou com outra postura, com a entrada de Brumati (camisa 13), no lugar do zagueiro Pavani (camisa 4), que estava amarelado, e do meio-campo Felipe Pará (camisa 17), que substituiu o Pionteck (camisa 27), e logo aos três minutos, após cruzamento na área, o jogador do North intercepta a bola com a mão e o árbitro marca pênalti para o Itabirito. Lucas Lima cobra e empata o jogo.
Com o gol, o Itabirito cresceu na partida e aos 18 minutos da etapa complementar Patrick faz um corta-luz, a bola é lançada na área e Felipe Para vira o jogo para o Gato-do-mato.
Aos 31 minutos, o habilidoso Felipe Daniel recebeu a bola na ponta direita e cruzou na área para Sacramento (camisa 14) subir sozinho para marcar e dar resultados finais a partida: Itabirito 2 x 2 North.
Para o primeiro jogo, foram escalados: Rodolfo (camisa 1), Patrick (camisa 2), Luizão (camisa 3, capitão), Pavani (camisa 4), Crecci (camisa 5), Caio (camisa 6), Jefferson (camisa 8), Gustavo Índio (camisa 10), Wandinho (camisa 7), Pionteck (camisa 27) e Lucas Lima (camisa 9).
Substitutos: Júnior (camisa 12), Brumati (camisa 13), Emerson (camisa 14), Elias Ceará (camisa 15), Orlando (camisa 16), Felipe Pará (camisa 17), Ferreirinha (camisa 18), Ramon (camisa 19), Tatá (camisa 20), Dudu (camisa 21) e Toninho Paraíba (camisa 22).
Técnico: Marcelo Caranhato
Arbitragem:
Árbitro Principal: Alexander Medeiros
Árbitro Assist. 1: Ricardo Vieira Rodrigues
Árbitro Assist. 2: Rodrigo de Souza Rodrigues
Quarto Árbitro: Christian Robert de Oliveira
Quem esteve no Usina Esperança neste sábado assistiu a um grande jogo, duas equipes com muita qualidade em campo. Apesar de todo aquele nervosismo, natural de uma estreia de campeonato, ambas as equipes conseguiram aplicar suas estratégias de jogo.
O Itabirito como mandante impondo seu ritmo de jogo no embalo de sua torcida, que incentivou do início ao fim, e o North muito bem treinado pelo técnico Milagres, sempre levando muito perigo com seus rápidos contra-ataques.
A estreia do Patric com a camisa do Gato e a presença do campeão da Libertadores e mundial Jorge Henrique, pela equipe do North, abrilhantaram ainda mais a partida.
Acredito que acabou sendo um resultado justo, por tudo que ambas as equipes entregaram em campo. Analisando o Itabirito, acho que a equipe ainda vai evoluir muito na competição. O treinador mostrou conhecer as peças que tem no elenco. Após as substituições, o time reagiu bem. É questão de tempo para a equipe se encaixar e lutar por seus objetivos dentro da competição.
Luiz Fernando Soares Silva
Graduando em Educação Física