Reunião na Câmara Municipal de Itabirito é encerrada após equívoco em convocação de secretária de Educação

Após solicitação do vereador Anderson Martins do Sou Notícia (MDB), uma reunião que acontecia na Câmara Municipal de Itabirito, nesta quarta-feira (10), com a secretária de Educação, Iracema Mapa, foi encerrada.
A secretária estava na Câmara, atendendo ao requerimento 62/202, para esclarecer sobre o atual momento de interrupção do transporte escolar em Itabirito. O requerimento foi assinado pelos vereadores Fabinho Fonseca (Avante), Max Fortes (DEM), Dr. Edson (Republicanos), Igor Nego Liso (PTB), Renê Butekus (PSD) e Paulinho (Republicanos), da bancada do povo
Acontece que a secretária não é a responsável pelo transporte escolar, demanda que era solicitada na convocação para a reunião. A responsabilidade do serviço é da Secretaria de Transportes, chefiada pelo secretário Samir Saab.
“O transporte escolar, como é de conhecimento de vocês, ainda não é, de fato, da Educação. Vocês sabem que está na Reforma Administrativa. O transporte escolar já foi da Educação, passou para Transportes e, agora, está perto de nós, da Educação. Eu acho que esse foi um ganho. Mudanças às vezes são necessárias”, disse a secretária de Educação, que explicou toda a situação, antes de iniciar uma apresentação elaborada sobre o transporte escolar.
A apresentação não aconteceu. Isso porque o vereador Anderson Martins do Sou Notícia resolveu questionar a secretária sobre quem de fato é responsável pelo transporte escolar. “Qual é a Secretaria legalmente responsável pelo transporte escolar?”, indagou o vereador. “Hoje, ainda, é a Secretaria de Transportes”, respondeu a secretária.
De acordo com Iracema, o transporte escolar só será de responsabilidade da Educação quando for aprovada a Reforma Administrativa. “Eu, hoje, estou como colaboradora de um serviço que atende a Educação. Então, quanto melhor ele for, e dentro das normativas, pra nós isso facilita”, disse.
“Todo ano, a cidade tem dificuldade para alinhar o transporte escolar no início do ano letivo. Estou apontando isso para registro, porque eu não assinei esse pedido para que a senhora estivesse aqui. Eu acho que seria mais transparente e seguro que o responsável pelo transporte escolar viesse aqui”, disse o vereador Anderson Martins.
Após a intervenção do vereador, a reunião foi encerrada, antes do previsto, pelo presidente da Câmara, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB).