EsporteFutebolGeralItabiritoItabirito FCItabirito Futebol Clube

Itabirito FC comemora título e acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro em festa com a torcida

Nesse sábado (12), o Itabirito Futebol Clube alcançou um marco histórico ao garantir o título estadual de campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro e conquistar o acesso à elite do futebol mineiro. A torcida, os jogadores, o treinador, os dirigentes e a comissão técnica comemoraram intensamente durante a Gato Fest, realizada no largo do Banco do Brasil, que se estende até a madrugada de domingo (13).

A festa teve início por volta das 20h, quando os torcedores já se reuniam para celebrar os feitos do Gato-do-mato. Os jogadores e demais profissionais do Itabirito FC foram recebidos com entusiasmo ao chegarem à cidade por volta de 23h30 e participaram de uma emocionante carreata do bairro Esperança até o Centro.

O largo do Banco do Brasil estava repleto de torcedores ansiosos pela união com a equipe. A celebração contou com a participação de atrações musicais como DJ João Sales, Sakasamba, que estava no trio elétrico no momento que a equipe chegou no local do evento. Ainda se apresentam DJ Aleb (Tonhão) e Kebre Desce.

Leia mais em: Itabirito é campeão do Módulo II e garante acesso histórico à elite do futebol mineiro

Prefeito Orlando Caldeira

Nas redes sociais, o prefeito da cidade, Orlando Caldeira (Cidadania), celebrou as conquistas. “Pela primeira vez na história, um time de futebol vai representar nossa terra na série A do Campeonato Mineiro de Futebol. O time Itabirito Futebol Clube sagrou-se hoje campeão do Módulo II, garantindo o acesso à elite do futebol mineiro. Parabéns ao clube, jogadores, equipe técnica e à animada torcida do Gato do Mato, mascote do time! É um feito inedito muito importante neste ano especial em que celebramos os 100 anos da emancipação política e administrativa do município. Itabirito, berço de grandes jogadores e cidade natal do mestre Telê Santana está em festa! Viva nossa cidade! Viva o Itabirito FC!”

 

Vereador Anderson Martins e os filhos do prefeito, Adriano Caldeira e Luiza Mesquita.

O vereador Anderson Martins do Sou Notícia (MDB) também comentou sobre o momento histórico. “Poucos no início acreditaram neste projeto do Gato-do-mato estar representando nossa cidade. O prefeito e sua equipe acreditaram. Para conhecimento público, eu, como vereador, entendi a seriedade do projeto e entrei com um projeto de lei, aprovado por todos os vereadores, autorizando a Prefeitura de Itabirio a investir no futebol. Que venha nosso estádio municipal. Parabéns! Estamos juntos, por Itabirito e por todos.”

Título e acesso à elite

O Itabirito Futebol Clube conquistou o título de campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro após derrotar o Boa Esporte neste sábado, chegando a 21 pontos e garantindo uma vaga para a elite do futebol mineiro, junto com os principais clubes de futebol de Minas Gerais, como o Atlético Mineiro, o Cruzeiro e o América.

O primeiro gol da partida foi registrado no segundo tempo da partida, em um lance de Tatá (camisa 20). O segundo gol foi marcado por Índio (camisa 23), nos acréscimos, aos 48 minutos.

Quem também garantiu acesso para a primeira divisão do Campeonato Mineiro foi o Uberlândia, que ganhou do Betim, até então primeiro colocado do Hexagonal Final, por 1 a 0, com gol registrado no último minuto da partida, terminando a competição em segundo lugar, com 18 pontos. O Betim também ficou com 18 pontos, mas o Uberlândia levou vantagem em saldo de gols.

O Itabirito nunca disputou o Módulo I do Campeonato Mineiro. O time estreou no futebol profissional no ano passado, no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, e logo no ano de estreia já conseguiu uma vaga para o Módulo II. Já o Uberlândia esteve na primeira divisão no ano passado, foi rebaixado, mas garantiu novamente o acesso.

Fotos: Otávio Silva / FMF.

Itabirito FC

O Itabirito Futebol Clube foi fundado em 2022. O escudo do time possui um desenho do Pico de Itabirito, um importante marco geográfico, econômico, histórico e identitário da cidade. Os uniformes são nas cores vermelho e azul, cores que também estão presentes na bandeira de Itabirito.

O Gato-do-mato, mascote do time, é uma homenagem a um animal que lutou pela vida no distrito de São Gonçalo do Bação. Fugindo de um incêndio, o bicho acabou sendo atropelado por um carro. O caso, que aconteceu em 2020, comoveu toda cidade e despertou as atenções para questões ambientais no município e na região.

Fez sua estreia profissional na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2022. Classificou para a segunda fase com 18 pontos em 7 jogos, terminando na liderança do Grupo B.

O time terminou o campeonato na terceira colocação, mas já havia garantido a vaga no Módulo II antes mesmo do término da temporada, pois o Coimbra, que finalizou a competição em 2º lugar, estava jogando a Segunda Divisão com seu time B e não poderia subir, pois o Módulo II já contava com a equipe principal do clube de Contagem, que havia sido uma das rebaixadas da edição de 2022.

Neste ano, o Itabirito começou bem no Módulo II do Campeonato Mineiro, terminando a primeira fase como terceiro colocado, com 21 pontos, empatado com o Betim, segundo colocado, e apenas um ponto abaixo da URT, que tinha 22 pontos.

Já no Hexagonal Final, em 10 jogos, o Gato-do-mato acumulou seis vitórias, três empates e uma derrota, somando 21 pontos. Agora, o Itabirito terá a oportunidade de se juntar aos grandes times de Minas Gerais, disputando o Módulo I do Campeonato Mineiro na próxima temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×