Belo HorizonteGeral

Morre aos 53 anos a rinoceronte Luna, animal mais velho do zoológico de BH

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB) comunicou o falecimento de Luna, uma rinoceronte branco do sul (Cerathoterium simum simum) que há décadas encantava visitantes do Zoológico de BH. Luna faleceu no dia 13 de outubro de 2023, deixando uma lacuna inestimável na família zoológica da cidade.

Luna, nascida em 4 de maio de 1970, completaria 54 anos de idade em maio de 2024, tornando-se a moradora mais antiga do Zoológico de Belo Horizonte e uma das rinocerontes brancos do sul mais longevas de sua espécie sob cuidados humanos. Ela já havia superado a expectativa de vida de sua espécie, que é de 50 anos sob cuidados humanos e 30 anos na natureza.

A equipe técnica da FPMZB conduziu uma pesquisa que revelou que o rinoceronte branco do sul mais longevo do mundo, que vivia sob cuidados humanos, faleceu com 55 anos de idade, na França, tornando Luna uma das mais longevas de sua espécie em todo o mundo.

Nos últimos anos, Luna enfrentou desafios de saúde devido à idade avançada, sendo submetida a cuidados intensivos por uma equipe dedicada. Seu carisma e personalidade cativante a tornaram uma figura querida por todos os funcionários e visitantes do Zoológico de BH.

A causa do falecimento de Luna será apurada após os resultados dos exames de necropsia, que serão realizados com o intuito de esclarecer as circunstâncias de sua partida.

Luna chegou ao Zoológico de Belo Horizonte em dezembro de 1972, vinda da Alemanha Ocidental. Durante sua longa vida, teve dois companheiros, mas infelizmente não teve filhotes. Sua presença marcante e longevidade impressionante deixam uma lembrança duradoura no Zoológico de Belo Horizonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×