Itabirito implementa Programa de Incentivo às Batalhas de Rimas, Dança, Saraus e Slams
A cultura Hip Hop em Itabirito recebe um novo impulso com a sanção da Lei 3.981, que institui o Programa Municipal de Incentivo às Batalhas de Rimas e Dança, Saraus e aos Slams na cidade. A legislação foi votada e aprovada pela Câmara Municipal, refletindo o crescente interesse e envolvimento da comunidade nas expressões culturais urbanas.
As Batalhas de Rimas, competições caracterizadas por rimas improvisadas, com ou sem o uso de som elétrico, e os Slams, eventos nos quais participantes competem através da declamação de poesia, ganham um espaço de reconhecimento e apoio por meio dessa iniciativa.
Proposta pelo vereador Anderson Martins do Sou Notícia (MDB), a nova Lei visa:
- Valorizar a produção cultural periférica;
- Promover a ocupação cultural e preservação do uso de espaços públicos;
- Incentivar a formação e profissionalização relacionadas às manifestações culturais populares;
- Fortalecer e estruturar a rede de agentes culturais envolvidos na realização desses eventos.
“As batalhas de rimas e danças, saraus e slams enfrentam dificuldades de organização, apoio, além de perseguição e desarticulação, por serem expressões culturais periféricas. A estruturação dessa política se justifica pela necessidade de dar suporte a essas manifestações na cidade. Mesmo que sejam de menor porte, esses eventos devem ter o apoio da administração municipal para serem realizados”, justificou o vereador Anderson Martins. O Programa Municipal de Incentivo busca fomentar a diversidade cultural e fortalecer as expressões artísticas que contribuem para a identidade e vitalidade da comunidade itabiritense.